Inteligível é tudo aquilo que está relacionado com o que pode ser compreendido facilmente; relativo à inteligência ou que pertence ao campo da inteligência; que pode ser compreendido pela inteligência; pode se referir àquilo que é mais compreensível dentro de um assunto ou ainda característica do teor do assunto que é simples de entender ou possível de escutar com clareza.
Inteligível é uma palavra que vem do latim intelligibilis.
Sinônimos de inteligível
-compreensível;
-evidente;
-claro;
-explícito;
-fácil;
-esclarecido.
Antônimos de inteligível
-ininteligível;
-imperceptível;
-inacessível;
-incompreensível;
-desordenado;
-obscuro.
Significado de inteligível - filosofia
Aristóteles traça uma simetria entre inteligível e sensível: sendo o inteligível o objeto do intelecto enquanto que o sensível é o objeto dos sentidos. Todos os filósofos que vieram depois dele e que admitem a diferença entre sensibilidade e intelecto mantêm tal paralelo em suas teorias.
Inteligível para Platão é a esfera do conhecimento (o que pertence ao mundo das ideias), que compreende a ciência; a outra esfera é a da opinião, em que estão a crença e a conjectura.
Para Kant, o mundo inteligível é aquele em que vive o homem quando não influenciado pela sensibilidade; agindo somente de acordo com a racionalidade. O mundo inteligível é o mundo moral, na medida em que as leis que regem o mundo inteligível não dependem da natureza, não são empíricas, são fundamentadas somente na razão. Em contrapartida, há o mundo sensível, regido pelas leis da natureza.
Inteligível - Platão
Dentro do pensamento de Platão, a palavra inteligível merece atenção especial.
É na Carta Sétima que Platão fala pela primeira vez sobre os diferentes modos do conhecimento; somente passando pelos quatro modos (nome, definição, imagem e conhecimento propriamente dito) é que é possível alcançar a essência inteligível de alguma coisa, através de um lampejo em que a alma humana vê diretamente o objeto real. Este lampejo é o que Platão chama de intuição, um contato intelectual entre a alma e a essência das coisas.
A essência inteligível das coisas, segundo Platão, é difícil de alcançar pois os modos de conhecer estão presos demais à sensação e à percepção, o que faz com que o ser humano acabe confundindo sons e figuras com a verdadeira essência do conhecimento.
Inteligível e ininteligível
Na língua portuguesa, o prefixo in é um morfema colocado antes do radical da palavra para indicar a negação daquilo que a palavra original representa. Assim sendo, ininteligível é o antônimo natural de inteligível.
O significado de Inteligível está na categoria Significados