Significado de Inteligência Emocional


O que é Inteligência Emocional



Inteligência emocional é uma expressão. Inteligência é um substantivo feminino que vem do Latim intelligentia, de intelligere, que quer dizer “compreender, discernir, entender”. Já emocional é um adjetivo de dois gêneros, derivado de emoção, que por sua vez tem origem no verbo em Latim emovere, que significa “agitar, mudar de lugar, remover” (o sentido de “forte sentimento” só surgiu em 1650).

O significado de Inteligência emocional consiste na capacidade que uma pessoa tem de administrar suas próprias emoções e utilizá-las em seu favor. Tal conceito está relacionado com a “inteligência social”, assunto muito estudado na Psicologia e criado por um psicólogo estadunidense chamado Daniel Goleman.

Ser capaz de identificar as suas emoções com mais facilidade faz de um indivíduo emocionalmente inteligente, o que garante também uma compreensão das emoções de outras pessoas, favorecendo relações saudáveis e até fazendo escolhas mais conscientes.

Uma pessoa com inteligência emocional tem capacidade de pensar, sentir e agir sem permitir que as suas emoções controlem sua vida ou mesmo que se acumulem de uma maneira que possam criar traumas. Ter essa aptidão também permite que a pessoa seja capaz de se motivar a sempre seguir em frente, mesmo com problemas, desilusões ou frustrações.

São os principais benefícios da inteligência emocional:

  • Aumento da autoconfiança e autoestima,
  • Clareza nas ações e objetivos,
  • Compreensão da visão de mundo e dos sentimentos das outras pessoas,
  • Desenvolvimento da comunicação e poder de influência,
  • Diminuição de conflitos nos relacionamentos interpessoais,
  • Maior realização pessoal, profissional e familiar,
  • Melhor visão de futuro,
  • Redução dos níveis de estresse,
  • Senso de responsabilidade,
  • Superação de barreiras.

Entre outras das características principais que beneficiam uma pessoa com inteligência emocional é a capacidade de controlar impulsos, mostrar gratidão e saber canalizar suas emoções para as situações apropriadas.

Para Goleman, a inteligência emocional pode ser classificada em cinco habilidades específicas, que são:

  1. Autoconhecimento emocional,
  2. Controle emocional,
  3. Automotivação,
  4. Empatia,
  5. Desenvolvimento de relações interpessoais (habilidades sociais).

O controle emocional (de sentimentos e emoções) é um às na manga para o sucesso pessoal e profissional de um indivíduo.

A inteligência mental, também conhecida como QI, é diferente de inteligência emocional. Aliás, esta última ainda é vista, por grande parte de estudiosos de comportamento humano, como a mais importante.

Os aspectos que englobam a inteligência emocional englobam as inteligências interpessoais e intrapessoais. Tal junção está presente na Teoria das Inteligências Múltiplas do psicólogo americano Howard Gardner.

O significado de Inteligência Emocional está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Inteligência Emocional |