Iniquidade é um substantivo que tem origem no latim, iniquitas, iniquitatis, tendo o significado de sem qualidade, sem valor. O latim emprestou a palavra da língua grega, onde a iniquidade era chamada anomia, ou seja, relacionado à negação da lei, à ilegalidade, à falta de conformidade com a lei ou o desacato às normas que regiam a sociedade. Com o tempo, a palavra ficou associada à impiedade.
O substantivo feminino iniquidade, na língua portuguesa, define algo ou alguém que tem um comportamento contrário à moral, à religião, à justiça, à igualdade, etc. A iniquidade é o oposto da equidade, ou seja, é uma qualidade de pessoas que não se preocupam com os alheios, pensando somente naquilo que desejam para si. São considerados indivíduos que se utilizam da iniquidade os iníquos.
Na história e na literatura, a iniquidade é uma qualidade de caráter (ou falta de qualidade de caráter) de pessoas que agem com maldade, com injustiça e perversidade. Uma pessoa iníqua é aquela capaz de transgredir as leis e as normas morais e éticas, sem qualquer tipo de escrúpulos ou sentimentos. Assim, a iniquidade é uma característica própria, relacionada ao lado mau do ser humano, comparando-se ao cinismo e à falta de caráter.
O indivíduo que pratica a iniquidade está relacionado ao criminoso, ao pecador, ao injusto, sendo que a palavra é citada muitas vezes na Bíblia.
A iniquidade, para os que seguem as religiões cristãs, é o sentimento de desrespeito e negação das leis e dos mandamentos sagrados divinos, sendo mencionada pelo menos 15 vezes, apenas Novo Testamento.
As religiões cristãs consideram a iniquidade um pecado, só que de forma muito mais grave. Para a Bíblia, o iníquo é aquele que está acostumado a pecar, não se importando com a consequência dos seus erros e não se envergonhando de suas atitudes erradas.
A iniquidade social é algo que pode caracterizar uma situação em que as normas e leis destinadas a proteger a sociedade de uma maneira geral, não são cumpridas e não são distribuídas equitativamente, como mandam os mais básicos princípios de Direitos Humanos, da Ética e da Moral.
Podemos caracterizar algumas dessas situações no nosso país, onde encontramos inúmeros casos de iniquidades sociais, principalmente os praticados pelas instituições públicas, mais especificamente nas áreas de saúde, segurança pública e educação.
Para o Brasil, a iniquidade na saúde é um dos grandes problemas atuais, que fica muito mais evidente quando sabemos do déficit de profissionais qualificados, de equipamentos e de centros de saúde para o correto atendimento da população. Dessa forma, a iniquidade social ainda está sendo praticada, contra os Direitos Humanos Universais, que determinam que todos devem ser iguais perante a lei, devendo ter a assistência educacional e em saúde gratuitas para manter um mínimo de qualidade de vida.
O significado de Iniquidade está na categoria Significados