Início é um substantivo existente na língua portuguesa que se origina na palavra initium, advinda da língua latina.
Início é uma palavra que é usada para indicar ato ou efeito de iniciar.
A palavra início possui diversos sinônimos e outras palavras que são homólogas, ou seja, semelhantes, mas não idênticas em seu sentido.
Podem ser utilizados como sinônimos de início as palavras princípio, começo e exórdio,
Dentre as homólogas podemos encontrar: preâmbulo (costuma ser o nome usado para se referir ao relatório preliminar que antecede uma lei ou um decreto), primórdio (em geral utilizado com a noção de temporalidade), estreia (normalmente utilizada para o primeiro dia de uma apresentação teatral ou show).
Em obras de literatura, é frequente que encontremos a palavra prefácio ou, ainda, a palavra prólogo. Ambas são sinônimas e tem a ver com a ideia de início: são capítulos que antecedem o início da narração, ou seja, não fazem, oficialmente, parte da estória do livro.
Quando faz referência ao início de uma loja ou de um serviço, a palavra início, em geral, é substituída por inauguração ou abertura. Esta segunda também costuma ser usada quando se refere a shows: “abertura das vendas” ou “abertura dos portões”.
Quando se refere a aparição de um produto pela primeira vez, é mais comum que não se use início, e sim lançamento: “lançamento do livro”, “lançamento da promoção”.
Em língua portuguesa, existe a palavra início e também existe a palavra inicio. Embora seja pequeno, um acento faz toda a diferença, mudando inclusive a classe gramatical da palavra.
Início, com acento, é o substantivo masculino derivado do substantivo latino initium.
Inicio, sem o acento, é um verbo conjugado na primeira pessoa do singular, no tempo presente. Inicio deriva do verbo latino initio.
O significado de Início está na categoria Significados