Inflação é uma palavra bastante empregada no campo da Economia para se referir ao aumento generalizado e continuado dos preços. Em sentido literal, a palavra inflação é uma variação do verbo inflar que significa inchar.
Quando se diz que uma determinada economia de um país registra inflação, é o mesmo que dizer que houve a diminuição do poder aquisitivo de uma moeda, uma vez que os preços dos produtos e serviços aumentam consideravelmente de forma generalizada e persistente. Por outro lado, quando se observa que a inflação chegou à zero, é o mesmo que dizer que houve uma estabilidade nos preços.
A inflação pode ser dividida em dois modelos, a saber: Inflação de Demanda e Inflação de Custos. Além disso, a inflação dispõe de vários índices, os quais são os seguintes: Índice Geral de Preços (IGP); Índice de Preços no Atacado (IPA); Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC); Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA); Índice Nacional do Custo da Construção e Custo Unitário Básico (CUB).
Basicamente existem quatro modelos de inflação, os quais são os seguintes:
Inflação de demanda: É o modelo caracterizado pelo aumento na procura de um bem específico, mas que não possui uma resposta que seja compatível com a oferta e, consequentemente torna-se necessário aumentar o valor desse mesmo bem para que a economia possa ser equilibrada;
Inflação de Custos: Também conhecida como inflação de oferta. Caracteriza-se pelo aumento em fatores que diretamente incidem sobre um determinado produto. Além disto, este tipo de inflação pode acontecer por razões que geram a elevação das taxas de juros, combustíveis, salários e as tarifas públicas;
Inflação Inercial: É o modelo em que o índice de inflação atual passada sofre o acréscimo de uma expectativa futura, ou seja, cria-se uma expectativa do aumento de preços que nem sempre ocorre, mas que possui sua origem em mecanismos de indexação que podem ser formais (regras legais de aumento) ou informais (aumentam-se os preços porque outros o fizeram);
Inflação estrutural: A subida de preços é ocasionada pela ineficiência dos serviços fornecidos pela infraestrutura de uma economia.
Inflação e Deflação são termos diferentes que se referem aos preços em momentos específicos e contrários. Inflação se refere à subida de preços, enquanto a deflação diz respeito a sua descida.
Deve-se ressaltar que estes indicativos são determinados a partir da média geral de preços dos produtos e não por algum em particular. Se, por exemplo, o preço da carne bovina sofre um aumento ou descida em um período, não poderá ser considerado como uma inflação ou deflação, pois que é certo dizer que houve somente um aumento ou redução do seu valor no mercado.
Portanto, só se considera deflação quando se registra a estabilidade nos preços que pode ser ocasionada por diversos fatores, entre eles, a queda da atividade econômica que, consequentemente se reflete na perda do poder aquisitivo da população.
A ocorrência da queda de preços é uma das alternativas viáveis que as empresas tomam para garantirem a sua venda e esvaziamento (ou queima) de estoque para evitar ou acentuar possíveis prejuízos financeiros.
O significado de Inflação está na categoria Significados