Infarto ou enfarte é o nome que se dá à ausência de oxigenação em todo um órgão ou em uma de suas partes provocado pela redução de irrigação do fluxo arterial que se não for resolvido imediatamente provoca a morte das células. Por ora, enfarte é o mesmo que necrose, embora seja bastante comum se referir a ele como ataque cardíaco.
Basicamente, o infarto é classificado em dois tipos, a saber: Infarto STEMI e Infarto NSTEMI. No primeiro caso, tem-se o infarto do miocárdio com o completo bloqueio da veia coronária. Já no segundo caso, o infarto do miocárdio sofre um bloqueio parcial.
Contudo, devido a certas peculiaridades, o infarto pode ainda ser categorizado em agudo do miocárdio, branco ou vermelho.
É também conhecido como infarto comum, devido à sua ocorrência e que tem como causa principal a aterosclerose. Além do mais, é um dos tipos mais perigosos, uma vez que pode ocorrer de forma súbita e intensa o fluxo de sangue nas artérias coronárias, não permitindo qualquer tomada de decisão necessária e correta.
Outra causa comum desse infarto é a dificuldade ou impedimento da circulação sanguínea que é feita por meio de contração súbita da parede arterial ou do desprendimento de coágulo no interior do coração.
É o tipo de infarto que não provoca hemorragia, tendo em vista que obstrui as artérias do coração, mas também pode alcançar o cérebro, baço e rins. Suas causas estão sempre ligadas às artérias.
É um dos tipos de infarto que possui hemorragia intensa ocasionando no avermelhamento da região. Pode ser provocado por alguma obstrução venosa ou arterial, bem como em órgãos que apresentam uma circulação colateral intensa.
O paciente pode apresentar sintomas clássicos (que acometem tanto os homens quanto as mulheres) como também aqueles considerados atípicos que geralmente ocorrem com maior frequência entre as mulheres.
Dor no peito (como sinal de aperto e que pode irradiar para o braço esquerdo, como também para as costas, mandíbula e estômago);
Todos estes sintomas podem se manifestar de forma conjunta como também separada ou isolada, pois não existe uma regra que aponte de modo claro o surgimento do enfarto em alguém.
O enfarto, assim como as doenças do coração de modo geral, lidera o ranking das ocorrências de morte em todo o mundo. Nesse ínterim, o infarto é considerado como uma de suas causas principais.
Por último, os fatores de maior risco de infarto são os seguintes aspectos: Sedentarismo, estresse, histórico familiar de ocorrência de infarto e obesidade.
O significado de Infarto está na categoria Significados