Infância é um substantivo feminino derivado do Latim infantia, onde temos a junção de in, que significa “negativo” e fari, que significa “falar”.
Infância é um período de nossa vida que dura do nascimento até os 12 anos incompletos. Pessoas que estão vivendo o período da infância são chamadas de criança. No sentido figurado, infância é tido como o início de algo, como o início do mundo, por exemplo.
São sinônimos de infância:
Os antônimos de infância são:
O discurso legal do Estatuto da Criança e do Adolescente apresenta a infância como algo a ser protegido, isso porque é frágil. Por proteção, podemos entender como a proteção contra todos e quaisquer abusos, injustiças e crimes cometidos contra uma criança, sejam eles físicos, mentais ou morais.
Apesar de ser classificada como frágil, em diversos países e cidades com baixo índice de desenvolvimento muitas crianças têm sua infância marcada por abusos diários, como o trabalho e a prostituição infantil, por exemplo.
O termo “infância roubada” está ligado a isso. Consideramos a infância roubada quando a criança é privada de seus direitos, afetando grandemente seu desenvolvimento durante a infância.
De acordo com o Fundo da Organização das Nações Unidas para a Infância (Unicef), as crianças brasileiras “são especialmente vulneráveis à violação de direitos, à pobreza e à iniquidade do país”.
Muitas obras foram e ainda são criadas falando e admirando a infância, como o poema “Infância”, de Carlos Drummond de Andrade. Além disso, temos histórias como a da infância de Jesus, por exemplo, que mostram o verdadeiro significado da infância: ser feliz.
A infância é o período onde o ser humano sofre grandes mudanças de tamanho e peso, além de ser a fase onde adquirimos nossa personalidade, isso porque nos desenvolvemos psicologicamente, mudando assim os nossos comportamentos.
Na infância, podemos desenvolver todas as nossas habilidades, começando a formar o nosso pensamento sobre como o mundo e a vida funcionam. Também é a época em que surgem as primeiras aspirações sobre o futuro.
Durante a primeira infância, há o aumento do interesse por outras crianças, e a compreensão e a fala se desenvolvem rapidamente. As crianças também tendem a crescer rapidamente e é formado o apego pelos pais. Apenas no segundo ano de vida desenvolvem a autoconsciência.
Habilidades como a força, independência, coordenação motora e autocontrole aumentam. A criança pode se tornar egocêntrica nesse período. As brincadeiras se tornam mais elaboradas e ideias lógicas sobre o mundo surgem.
A criança passa a desenvolver a autoimagem e seu egocentrismo diminui. Passam a pensar mais logicamente e sua memória e habilidades linguísticas aumentam. Os amigos passam a ser fundamentais. Crescem menos, porém sua força e habilidade física aumentam.
Infância em inglês é childhood.
O significado de Infância está na categoria Significados