Inescusável é uma palavra do dicionário brasileiro usada para classificar alguém em que não se consegue escusar, isto é, classificar alguém como imperdoável. Inescusável é alguém ao qual não podemos desculpar.
Inescusável é classificado gramaticalmente como um adjetivo. Seu uso é raro e poucas vezes o vemos ser utilizado.
Inescusável tem sua origem no latim, mais precisamente da palavra inexcusabilis.
Desta forma, podemos perceber que o entendimento direto de inescusável quer dizer que consideramos alguém que não se consegue escusar, isto é, alguém que não pode ser desculpado ou perdoado.
Existem muitas palavras no dicionário que podem substituir o termo inescusável. Os sinônimos de inescusável são:
Todos estes termos podem ser usados para passar o mesmo sentido do termo inescusável em qualquer frase seja usada em qualquer contexto.
Como antônimo de inescusável, existe a palavra que é usada para se opor a seu entendimento. O antônimo de inescusável é:
Como exemplo de inescusável podemos citar várias formas e frases que formaram o sentido completo deste termo. Podemos citar como exemplo de inescusável:
“Após o que aconteceu entre os dois, ela acha que ele é alguém inescusável”
“Os dois eram grandes, grandes amigos, mas depois do que aconteceu, Roberto acha que Paulo é uma pessoa inescusável”
“Eles sempre foram amigos durante o tempo da escola até a faculdade, mas depois que se formaram pararam de se falar, brigaram e hoje se consideram pessoas inescusáveis”
“É inescusável a atitude deste senhor diante da família que levava as crianças para passear e ter um momento de lazer”
“É inescusável para um padre ter um relacionamento amoroso e pior ainda, ter filhos “
A palavra inescusável é realmente um termo muito pouco usado no cotidiano do brasileiro. Existem muitas outras palavras que se encaixam com o mesmo sentido e que são mais fáceis de lembrar e de usar.
O significado de Inescusável está na categoria Significados