Inefável é uma palavra classificada na gramática portuguesa como um adjetivo de dois gêneros e que tem sua origem no latim ineffabilis. O significado do termo se refere àquilo ou algo que não é possível descrever ou explicar com palavras, devido à sua beleza extrema ou complexidade natural.
Como existe certa dificuldade de expressão, é comum empregar a palavra inefável no contexto religioso, em especial a designação de Deus. Deste modo, inefável pode ser aplicado também a pessoas ou situações em que é difícil de explicar ou até justificar, como, por exemplo: “Estava bem naquela noite, mas de repente uma aflição inefável tomou conta de mim e não soube o que fazer”. Em frases como esta se imagina o quanto foi difícil à situação em que uma pessoa vivenciou.
Já em outras circunstâncias, como nesta frase “o inefável congressista se pôs a comentar sobre a corrupção e acabou estendendo o seu tempo de palestra”. Por mais que se possa considerar como um possível grande congressista, a frase não apresenta clareza, e quem ouve não sabe o que a outra pessoa queria dizer com “inefável”.
Por outro lado, em frases como da seguinte oração: “O inefável encanto pela miséria humana nas capas de jornais e revistas”; o termo inefável é abstrato, mas demonstra a dificuldade de compreensão ou mesmo de explicação sobre qual é o motivo que faz com que os jornais e revistas insistam em tratar a miséria humana como assunto principal em suas edições.
A expressão Dom inefável de Deus é frequentemente empregada nas religiões cristãs com o intuito de explicar as características misteriosas dotadas de proteção e amor que uma entidade espiritual possui pelos seres terrenos. A palavra inefável está presente em algumas versões da Bíblia, mais precisamente no livro 2 Coríntios (9:15) onde se dá graças a Deus pelo seu dom inefável.
Alguns sinônimos da palavra inefável: inarrável, inexplicável, indizível, encantador, inexprimível, inebriante, indescritível e inenarrável.
O significado de Inefável está na categoria Significados