Indômito é um adjetivo masculino. O termo vem do Latim indomitus, que significa “indomado”: de in-, prefixo negativo, e domitus, que é o particípio passado do verbo domare, ou seja “domar, domesticar”.
O significado de Indômito é, assim como a definição de sua origem, alguém ou algo que tem a qualidade ou a particularidade de não poder ser domado, isto é, que não se deixa subjugar ou vencer.
É descrito como alguém bravo ou selvagem, da mesma forma que o termo pode indicar um lugar selvagem, que é inexplorado e que não teve intervenção humana ainda. Um exemplo óbvio seria a Antártida – continente que por conta de suas baixíssimas temperaturas atrapalha qualquer oportunidade de pesquisa e exploração.
No sentido figurado, indômito serve para designar uma pessoa arrogante, ou seja, alguém que é governado pela presunção, soberba. Ainda, pode abordar um momento ou uma situação em que ocorre arrogância ou altivez.
Ainda no sentido figurado, o termo indômito se refere a um atributo de algo ou de alguém que é invencível.
O feminino de indômito é indômita.
Como antônimos de indômito pode-se destacar: domado, controlado, domesticado, dominado, amansado, humilde, entre outros.
Bravura Indômita é o nome de um livro de Charles Portis, publicado em 1968 e que teve duas adaptações para o cinema – a primeira em 1969 e a outra em 2010. A história da obra aborda a busca pela vingança de uma garota de 14 anos pela morte do pai, sendo que esta contrata um federal para ajudá-la a perseguir o responsável.
O significado de Indômito está na categoria Significados