Indivíduo é um adjetivo e substantivo masculino. O termo vem do Latim individuus, que significa “indivisível, um só”, junção do prefixo in-, que é uma negação, mais dividuus, que quer dizer “divisível”, do verbo dividere, que é “dividir”.
O significado de Indivíduo é, como adjetivo, aquilo que não se divide, não se separa.
Como substantivo, indivíduo é o mesmo que ser humano, isto é, é a palavra utilizada para descrever um ser individual, que possui existência única e indivisível. Dessa forma, um indivíduo é uma pessoa independente, autônoma que é definida por sua capacidade racional e força de vontade.
Indivíduo é cada pessoa ou cidadão que, de maneira isolada, está inserido em um ambiente social, tais como uma comunidade, uma sociedade ou coletividade.
Sendo assim, um indivíduo é todo elemento da espécie humana. Indivíduo é o homem, a mulher, a criança. Na Sociologia e Filosofia, o indivíduo é aquele que tem identidade própria que o faz diferente de todos os outros.
Na área da Biologia, indivíduo é o ser único de uma determinada espécie, ou seja, é todo o organismo vivo que pertence a uma certa espécie, que se distingue dos demais por causa de suas próprias características.
No âmbito da Química, o termo indivíduo descreve qualquer corpo, seja ele simples ou composto, tanto cristalizável ou volátil, que não está em decomposição.
Por extensão, e no sentido pejorativo, indivíduo é uma pessoa de quem não se quer dizer o nome, com o intuito de se referir a alguém que é desprezível ou indigno.
Por exemplo:
“O indivíduo foi preso em flagrante.”
“Três indivíduos renderam o casal e exigiram seus pertences.”
Indivíduo em inglês pode ser traduzido como individual.
Conforme as Ciências Sociais, o indivíduo é parte que compõe uma sociedade. Isso quer dizer que a sociedade é composta por indivíduos, sendo que estes compõem o tecido social de um grupo.
Existe uma formação mútua entre sociedade e indivíduos, pois enquanto que os indivíduos são responsáveis pela formação da sociedade, esta também tem atuação direta na formação do indivíduo, no entendimento que cada um segue normas e comportamentos que são regidos pelo ambiente social. A sociedade acaba unindo e organizando os indivíduos por conta desses padrões.
Cada sociedade tem suas particularidades relacionadas à cultura e tradições que podem ser observadas nos indivíduos que a compõem.
Muitos teóricos famosos estudaram a relação entre a sociedade e seus indivíduos. São exemplos clássicos Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim.
Os sinônimos de Indivíduo são:
Os antônimos de Indivíduo são: