Incrédulo é uma palavra da língua portuguesa que consiste na qualidade de quem não acredita em algo. Dessa forma, pode ser descrita como sendo uma referência a um indivíduo cético, ou seja, que não crê nas informações novas que outra pessoa diz.
Para explicar o que significa incrédulo, o termo tem a sua origem no latim incredulus. Por isso, o significado de incrédulo pode ser explicado como “pessoa que não possui fé”.
Também é possível se referir à palavra incrédulo quando uma pessoa tem a dificuldade em acreditar em uma afirmação sem que se apresente uma comprovação.
A comprovação pode ser por meio de provas concretas ou argumentos que ela considere como sendo válidos. Nesse caso, é possível dizer que alguém que só aceita comprovação científica é uma pessoa incrédula, até que se comprove uma determinada teoria.
Essa palavra também é usada para indicar quem não tem a fé religiosa. Do ponto de vista da fé religiosa, a pessoa incrédula não acredita ou não aceita a existência de Deus. Por esse motivo, a pessoa que não tinha essa crença era considerada pela Igreja Católica como incrédula herege.
O incrédulo na Bíblia é descrito como um indivíduo que não tem fé ou que se recusa em crer que Deus existe. De acordo com a fé cristã, a pessoa que é incrédula não pode alcançar a salvação, já que não acredita também que Jesus morreu para livrar as pessoas dos pecados.
As palavras que trazem significados semelhantes à incrédulo são: ateu, ímpio, pessimista e cético. O oposto de incrédulo é crédulo, significado que indica que uma pessoa acredita, tem fé ou é devota. A palavra crédulo também é associada a alguém que acredita em tudo, ou seja, uma pessoa considerada ingênua.
O significado de Incrédulo está na categoria Significados