Significado de Inclusão Social


O que é Inclusão Social



Inclusão social é uma expressão. Inclusão é um substantivo feminino que vem do Latim includere, que significa “fechar em, rodear, inserir”. Já social é um adjetivo e substantivo de dois gêneros que se origina no Latim associare, que quer dizer “juntar, agrupar”.

O significado de Inclusão social denota o conjunto de ações que garante a participação igualitária de todos na sociedade, isto é, designa o pertencimento à sociedade, usufruindo os direitos como cidadão.

A inclusão social, ou, melhor dizendo, a própria falta dela, é um problema bem antigo na sociedade, pois define a ausência de oportunidades, os preconceitos, as desigualdades e as injustiças sociais que são cometidas que acabam por excluir diversas pessoas nos âmbitos políticos, sociais e econômicos.

A série de ações que podem garantir a participação de todos em uma sociedade independe da classe social, da educação, do gênero, da orientação sexual, da condição física, da etnia ou outras características que diferenciam uma pessoa de outra.

São exemplos de pessoas que são “excluídas” na sociedade atual: idosos, pobres, negros, homossexuais, portadores de deficiência (auditiva, visual, motora, mental, entre outras) – tais pessoas não possuem oportunidades ou não são capazes de usufruir dos direitos de cidadão simplesmente pela falta de ações visadas para esses públicos.

Um exemplo de inclusão social para as pessoas com deficiência física seria a construção de rampas que resultam no acesso às calçadas, afinal assim esse grupo de indivíduos com limitação de movimentos conseguem se integrar mais facilmente à sociedade. Caso isso não exista, essas pessoas não se sentirão representadas, pois as suas necessidades são ignoradas.

A expressão “inclusão social” é ampla e pode estar presente em vários contextos, mas sua finalidade é única: a igualdade de direitos para promover oportunidades a todos os membros de uma sociedade.

Inclusão social nas escolas

As escolas são os espaços de criação e desenvolvimento de um ser humano, por isso a inclusão social nas escolas – ou também conhecido como inclusão escolar – é a adoção de ações inclusivas dentro das instituições de ensino, procurando evitar preconceitos e discriminações que possam envolver etnias, orientação sexuais, deficiências, entre outros.

A educação inclusiva beneficia não somente os “grupos excluídos”, mas o restante dos alunos e da comunidade com uma melhor conscientização e respeito para com todos – tarefas primordiais para a formação de um bom aluno para um bom cidadão no futuro.

Veja também o significado de Discriminação.

Inclusão social no Brasil

No Brasil, o problema da inclusão social é ainda elevado, estando bem visível através das desigualdades sociais e na exclusão de vários grupos dos seus direitos básicos.

Grande parte da população brasileira sore com tal exclusão social e espera por atitudes dos governos municipal, estadual e federal para que haja maior inserção dessa população em programas, projetos e ações que prezem por políticas assistencialistas.

Durante os governos de Lula e Dilma Rousseff, por exemplo, algumas medidas tomadas para amenizar esse problema e favorecer a inclusão social foi a criação e aperfeiçoamento do Bolsa Família, da Minha Casa Minha Vida, do Fome Zero, entre vários outros programas governamentais.

Uma transformação positiva requer tempo e conscientização dos setores público e privado para que o desenvolvimento de tais práticas continue em andamento.

Veja também os significados de Inclusão Escolar e Inclusão Digital.

O significado de Inclusão Social está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Inclusão Social |