Inclusão escolar é uma expressão. Inclusão é classificado como um substantivo feminino que tem origem no Latim includere, que quer dizer “rodear, fechar em, inserir”, enquanto que escolar é um adjetivo e substantivo de dois gêneros que vem do Latim schola, do Grego skholé, que significa “discussão, escola, conferência”.
O significado de Inclusão escolar procura definir o oferecimento de oportunidades para que todas as pessoas tenham acesso ao sistema de ensino, de modo igualitário. Ou seja, tal conceito aborda a ideia de que não é tolerado qualquer tipo de discriminação ou exclusão, seja por conta da cor, raça, classe social ou mesmo condições físicas e psicológicas distintas.
Pelo próprio nome, a inclusão escolar tende a se envolver com a inserção das pessoas com deficiência dentro dos espaços escolares.
Com algum tipo de deficiência física ou psicológica, a inclusão escolar procura atender a todos os jovens e crianças portadores de necessidades educacionais especiais (NEE). Ou seja, é a integração de alunos com necessidades educacionais especiais dentro de classes de aula regulares, de modo que eles compartilhem os mesmos aprendizados e experiências que os estudantes sem problemas de saúde.
Mesmo com legislação vigente, que impõe sobre o direito ao estudo para todas as pessoas, certas instituições de ensino ainda fazem a recusa do registro de crianças e jovens deficientes. Contudo, recusar a vaga para uma criança com NEE é considerado crime, cabível de processo judicial.
Igualmente, segregar alunos em grupos que se distinguem dos demais também é uma atitude ilegal, afinal a própria ideia da inclusão escolar é que ocorra a integração de todos sem quaisquer separações e diferenças.
De acordo com o artigo 208 da Constituição Federal de 1988, o Estado tem o dever de garantir que exista o atendimento especializado para os NEE nas redes regulares de ensino. Isso também está presente no artigo 54 do Estado da Criança e do Adolescente (ECA) – em que se precisa garantir o direito à escola para jovens portadores de deficiência.
A lei também preza que as escolas disponham de educadores e especializados qualificados nesse tipo de atendimento para que ele seja correto e humanizado, fazendo uso de atividades específicas para cada necessidade especial do portador.
Isso quer dizer que a inclusão escolar também aborda não somente a questão do direito à educação para todos, mas também na correta capacitação de profissionais para que eles desenvolvam atividades para todo aluno especial que naquela instituição se matricular.
Tanto é que com o auxílio especializado, o profissional deverá se preocupar em garantir que o desenvolvimento de suas habilidades seja cada vez mais evolutivo.
Uma escola inclusiva contribui para um mundo mais igualitário e consciente.
Veja também o significado de Inclusão Social e Inclusão Digital.
O significado de Inclusão Escolar está na categoria Significados