In Memoriam é uma locução adverbial em latim, ainda utilizada no português moderno, significando “em lembrança”.
A expressão In Memoriam tem o significado de “em memória”, sendo utilizada em obituários, epitáfios, citações e placas comemorativas. Também é frequentemente aplicada ou impressa em obras de arte e livros, como uma maneira de dedicar a obra a uma pessoa querida que já faleceu.
Na literatura, em livros publicados após a morte de um autor já consagrado, uma obra pode ser publicada como homenagem póstuma ao autor, podendo também incluir textos de reflexão e de memórias sobre a vida do falecido, incluindo textos ainda inéditos do homenageado ou a contribuição de textos de outros autores, que compartilharam algum momento da vida ou da obra, escrevendo depoimentos ou fazendo análise dos textos apresentados.
O tributo In Memoriam faz parte de todas as culturas, em sua maioria utilizando a mesma expressão, que se tornou universal, sendo entendida em todas as línguas.
In Memoriam também é uma expressão bastante utilizada em convites, como convites de casamento, quando um dos pais de alguém do casal já faleceu, como maneira carinhosa e respeitosa de homenagear o falecido, agradecendo pela educação e pela vida feliz que está conseguindo.
In Memoriam, algumas vezes, é uma expressão utilizada para promover um evento artístico, uma exposição de obras de arte de algum artista plástico já morto, como forma de manter viva sua lembrança, mostrando o quanto contribuiu para a arte e a cultura de seu país.
A forma correta de grafia de In Memoriam é com a letra M no final, como era feito também na língua latina, na época do Império Romano. Portanto, o correto é In Memoriam e não In Memorian, com letra N no finl.
O significado de In memoriam está na categoria Significados