Imprevisto é o nome dado àquilo que não foi previsto ateriormente. Algo inesperado.
O prefixo “im” no início da palavra em língua portuguesa dá sentido contrário ao termo “previsto”. Originado no latim, dá sentido contrário à palavra, apresentando privação ou negação. Exemplos: imprevisto (não previsto), impossível (não possível), improdutivo (não produtivo).
Seguindo a ordem lógica e histórica da palavra e seu significado, portanto, algo que está previsto não denota surpresa, já que houve uma previsão anteriormente. Nesse pensamento, um acontecimento não previsto é algo surpreendente, ou seja, um imprevisto.
O termo é bastante usado casualmente, no dia a dia, até por seu eufemismo. Por exemplo, se determinada situação atrasará outra ou trará conseqüências para o que estava previsto, é normal as pessoas dizerem, a princípio, que “houve um imprevisto”. Dependendo da gravidade da situação, só então o acontecimento é contado em seguida.
Em inglês, o termo imprevisto é traduzido como “unforeseen”, derivado do germânico “onvoresien”, que tem como significado algo como “não visto anteriormente” ou “não conhecido previamente”.
Como a letra E em algumas palavras em língua portuguesa acaba ganhando som de I, é normal que haja confusão com relação a pronúncia e grafia correta do termo. Portanto, vale lembrar que a forma correta começa com a letra “i”; a forma emprevisto não está correta.
O significado de Imprevisto está na categoria Significados