Ímpeto é classificado como um substantivo masculino. O termo vem do Latim impetus, que significa “impulso, ataque, vigor”, de in-, que é “em”, mais petere, que quer dizer “correr para, dirigir-se à”.
O significado de Ímpeto é uma ação momentânea e inesperada, sendo sinônimo de impulso. Ou seja, é um ato repentino, um movimento violento que move uma pessoa a fazer determinada coisa.
Por exemplo:
“Ao se ver frente a frente com o goleiro, ele chutou a bola com ímpeto, atingindo o fundo do gol.”
“Em um ímpeto, ela levantou-se do sofá.”
Ímpeto pode também ter como significado um acesso, ataque súbito e/ou irrefletido, assim como indicar uma força intensa.
Por exemplo: “O ímpeto do vento destruiu os telhados de dezenas de casas.”
Um indivíduo impetuoso é aquele dito como forte, intenso e, por vezes, até “violento”. Agir impetuosamente significa que a pessoa possui muita energia e que precisa saber usá-la para não extrapolar certos limites, devendo fazer reflexões sobre seus atos antes de realiza-los.
Na vida pessoal, ter um perfil impetuoso traz benefícios, principalmente para que a pessoa realize seus desejos, objetivos, metas e sonhos. Afinal, não ter ímpeto para a ação faz com que a pessoa permaneça paralisada, vendo a vida passar.
Ímpeto pode descrever um entusiasmo conforme há o desenvolvimento de alguma coisa. É o mesmo que ardor, entendendo-se como um sentimento intenso de uma emoção, um estado de êxtase momentâneo.
Por exemplo: “Em um ímpeto de raiva dos manifestantes, o conflito com os policiais iniciou-se.”
No sentido figurado, ímpeto ainda assume a ideia de excesso de vigor, vitalidade.
Por exemplo: “O novo colega causou ímpeto nos alunos que o recepcionaram.”
A expressão “de ímpeto” significa de súbito, repentinamente.
Ímpeto é sinônimo dos seguintes termos:
Ímpeto pode ser antônimo das palavras desânimo, fraqueza e acovardamento.
O significado de Ímpeto está na categoria Significados