Imperativo é uma palavra que significa arrogante, autoritário, prepotente e, portanto, representa algo imperioso e pode ser empregado em diversas áreas e situações.
Como uma forma de comando ou de governo, o termo serve para designar algo ou aquilo que prevalece de acordo com a necessidade ou vontade de quem detém o poder de mandar.
Imperativo é também um termo que expressa ordem e atribui um dever que todos devem seguir. Na Gramática Portuguesa, ele é um modo verbal que tem como característica a ausência, nas orações, da primeira pessoa do singular (eu) e pode posicionar os pronomes pessoais logo após os verbos.
O imperativo é indeterminado no tempo e pode ser tanto afirmativo como negativo. Por exemplo, “Vejam vocês como é importante ajudar os mais necessitados” e “Não faças tu promessas que não poderás cumprir”.
O Imperativo categórico representa um conceito filosófico presente na filosofia ética do pensador alemão Immanuel Kant (1724 - 1804) que, segundo ele, é o dever que todas as pessoas têm de agir de acordo com os princípios existentes para a humanidade.
Imperativo condicional ou hipotético é um meio para se atingir um determinado fim através de uma ação prática e necessária. Se ela é somente boa como meio para se alcançar qualquer outra coisa, diz que o imperativo é hipotético, mas se esta mesma ação é boa em si considera-se como imperativo categórico.
O significado de Imperativo está na categoria Significados