Imortal é uma palavra usada para se referir a algo que não morre, que é incapaz de morrer ou de ser morto, que é dotado de imortalidade. Imortal é um adjetivo que possui dois gêneros.
A palavra imortal caracterizará aquilo que é eterno, que dura pra sempre, que é infinito, e neste sentido a palavra terá sempre um sentido figurado, poético e mitológico, haja visto que nada que vive escapa da morte.
Com isso, podemos dizer que uma amor é imortal, que uma lembrança é imortal, que um desejo, um sonho, ou um sofrimento o é, mas será sempre uma licença poética. Na mitologia, ouvimos falar de histórias de deuses e homens imortais. E mesmo a literatura e o cinema se utilizam deste conceito de forma dramática, em histórias de vampiros imortais ou super-heróis incapazes de serem mortos.
Contudo, apesar de em nossa realidade ser difícil de conceber que algo seja imortal, do ponto de vista religioso e filosófico podemos identificar a alma como sendo algo imortal. Para Platão, por exemplo, uma existência depois da morte só teria sentido se a alma já existisse antes do corpo e assim essa seria imortal.
A ideia de uma alma imortal é também a base de muitas religiões, em especial o Cristianismo que defende a existência de uma alma imortal depois da morte do corpo e que viverá feliz nos céus se aqui na Terra fizer boas ações, podendo ser condenada ao inferno se em sua vida terrena não seguir os preceitos morais ensinados pela Igreja.
A palavra imortal também designa aos membros da Academia Brasileira de Letras. A academia reúne escritores de grande prestígio nacional e se compõe sempre de 40 membros. Cada vez que um membro morre é feita uma nova eleição para eleger um novo membro que se tornará o novo imortal da Academia Brasileira de Letras.
O significado de Imortal está na categoria Significados