Imoral é um adjetivo e substantivo de dois gêneros. O termo vem do Latim immoralis, que tem sua formação através de in-, que quer dizer “não” e moralis, que significa “conduta adequada de uma pessoa em sociedade”.
O significado de Imoral é o que qualifica alguém ou aquilo que possui uma atitude contrária à moral, isto é, que age sem qualquer moralidade, que se coloca ao oposto da moral.
Imoral significa alguém que é sem pudor, que não segue as normas de conduta estabelecidas por um determinado grupo social, que não se preocupa em seguir bons costumes. Por isso, uma pessoa imoral é aquela que está associada com a libertinagem, sendo chamada de devassa, indecente ou desonesta.
Essas palavras conseguem definir, portanto, aquilo ou alguém que não possui caráter, que desafia as regras, desobedecendo-as. Entretanto, as regras e costumes dentro de uma sociedade visam estimular o respeito entre os cidadãos, assim como garantir que ocorra uma convivência harmoniosa.
Embora possa-se dizer que algo imoral é tudo aquilo que não está dentro do padrão de comportamento tradicional de uma sociedade, é também possível afirmar que nem todo ato imoral é uma ilegalidade, ou seja, uma atitude imoral é aquela que não é aceita pela maioria, mas que não necessariamente é um crime.
Por exemplo, quando o marido trai sua mulher, este está cometendo um ato imoral, mas que não é considerado ilegal, isto é, não é um crime perante a lei. Agora, se uma pessoa pratica um esquema fraudulento que prejudica terceiros, ela estará agindo imoralmente e ilegalmente.
De modo geral, o termo imoral pode aparecer constantemente relacionado com comportamentos que ferem o pudor, estando ligados à imoralidade sexual, aquele ato que possui uma carga sexual em excesso, entregando-se à luxúria e à lascívia.
Imoralismo é o nome de uma doutrina que é seguida por aqueles que têm a tendência de negar os valores morais que existem em uma sociedade.
O significado de Imoral está na categoria Significados