Imigrante tem raízes na língua latina, a mãe da língua portuguesa, e tem em sua formação o prefixo “i” (de “in”, “aquele que chega” ou “que entra em algum lugar”), o verbo “migrare” (mudar de residência) e o sufixo “ente”, indicando o autor da ação.
Imigrante é, portanto, aquele que imigra, ou seja, aquele que entra em um país estrangeiro com o objetivo de fixar-se, de morar e de trabalhar. O imigrante é visto pela perspectiva do país que o acolhe, é o indivíduo que veio do exterior para permanecer como residente.
De acordo com sua etimologia, o imigrante é aquele que está, sob o ponto de vista de quem é do próprio local, alguém que está buscando condições de sobreviver, que não encontrou em seu lugar natal os meios para sobreviver.
O Brasil tem recebido, nos últimos anos, um grande número de imigrantes do Haiti, principalmente, que estão buscando moradia e emprego. Da mesma maneira, a Europa está enfrentando uma situação desproporcional de chegada de imigrantes do Oriente Médio e do Norte da África, buscando condições de sobrevivência depois de fugir de guerras e conflitos internos em seus países de origem. Nos Estados Unidos, o problema de imigração acontece com a chegada de latino-americanos que buscam melhores condições de vida.
A palavra imigrante só pode ser usada para fazer referência a movimentos de países estrangeiros para os países de destino das pessoas que se locomovem, não servindo para os movimentos migratórios internos ou inter-regionais, realizados dentro das mesmas fronteiras políticas.
O imigrante tem como condição essencial permanecer dentro do território escolhido e seguir as leis de imigração estabelecidas em cada país.
Imigração e emigração referem-se ao mesmo tipo de movimento de pessoas de países diferentes. A imigração é a entrada de grupos ou pessoas, considerados sob o ponto de vista do país que os acolhe, podendo ser aplicados às pessoas que pretendem permanecer no país adotivo, adotando seus costumes e participando de sua vida profissional e social.
A emigração, por seu lado, é o êxodo de pessoas ou grupos, considerados sob o ponto de vista de seu país de origem. A emigração, para a sociologia, é o abandono voluntário do país de origem por motivos econômicos, políticos ou religiosos, como podemos perceber nos movimentos emigratórios dos países de onde provém os imigrantes.
A imigração no Brasil teve movimento mais significativo a partir de 1808, com a vinda da família real de Portugal para cá e da abertura dos portos brasileiros aos países amigos. A partir de 1850, o número de imigrantes teve aumento, quando foi proibido o tráfico de escravos, tornando necessária a importação de mão de obra para a lavoura, principalmente a cafeeira, tendo sido iniciativa do Estado e de particulares, principalmente de fazendeiros.
O Brasil recebeu um grande número de imigrantes portugueses, italianos, espanhóis, japoneses, alemães, holandeses, eslavos e sírio-libaneses, entre outros, durante diversas décadas. A imigração teve redução drástica a partir de 1934, com a Constituição estabelecendo medidas restritivas à entrada de estrangeiros.
O significado de Imigrante está na categoria Significados