Imigração e emigração são substantivos femininos. Ambos se originam do Latim migrare, que significa “trocar de posição, mudar de residência”, sendo que imigração é immigrare, que quer dizer “passar por”, de in- (“para dentro”) mais migrare.
Já emigração se deriva de emigrar, de ex- (“para fora”) mais migrare.
O significado de imigração e emigração é definido como dois fenômenos espontâneos e sociais que abordam a ação da movimentação de uma pessoa ou grupos humanos de uma região para outra diferente do lugar de origem, ou seja, é o ato de estabelecer nova residência.
Ambos os fenômenos possuem base jurídica. A emigração, por exemplo, pode ser encontrada na Declaração Universal dos Direitos do Homem (princípio nº 2, do artigo 13º) com os seguintes dizeres: “Toda a pessoa tem o direito de abandonar o país em que se encontra, incluindo o seu, e o direito de regressar ao seu país.”
Os fenômenos de imigração e emigração fazem parte da história do mundo. Contudo, ocorreu uma intensificação dessas ações no século XXI, em especial em regiões do Oriente Médio, decorrente das guerras que afetam a região, fazendo com que muitos refugiados fujam de seu país para encontrar abrigo em outros locais.
Infelizmente, a busca dos refugiados por auxílio e segurança em outros locais do mundo causam problemas de xenofobia e conservadorismo, além de crises humanitárias e incidentes diplomáticos. Para estas pessoas, há muito sofrimento pela falta de aceitação e compaixão.
Os fenômenos de emigração e imigração estão sempre associados com as próprias condições sociais dos locais de origem e de destino – por isso, uma pessoa sairá de seu país por falta de condições, a fim de depositar esperanças de uma nova e melhor vida em outro país. Outros motivos aparentes são as perseguições religiosas ou raciais, desastres naturais, entre outros conflitos que afetem a segurança e qualidade de vida.
Saldo migratório é a relação entre a imigração e a emigração: este conceito tem como finalidade caracterizar a população de certo território (seja ele um país, seja um continente, etc.) – nesse caso, se a imigração for maior que a emigração, há saldo migratório positivo, pois vê-se que menos pessoas saíram do país do que entraram); já o contrário acontece quando a imigração for menor que a emigração, se tornando um saldo migratório negativo.
Ainda existe o saldo migratório nulo quando ocorre a igualdade nestes dois movimentos populacionais.
Assim, imigração e emigração possuem perspectivas opostas, pois deve-se levar em conta o ponto de referência.
Sendo assim, a emigração é quando uma pessoa deixa o local de origem (sua pátria) para se estabelecer em outro país – este é o emigrante, do ponto de vista do país de origem.
Já a imigração é quando a pessoa entra em um novo país, se tornando um imigrante, do ponto de vista do país de destino.
Por exemplo: “Celso conseguiu se tornar um imigrante legal nos Estados Unidos, deixando sua família no Brasil. Sua emigração foi por conta de uma vaga altamente concorrida em uma empresa de alimentos.”
No Brasil, a imigração foi determinante para muitas realizações na história do país. Por exemplo, a partir do século XIX e início do século XX, indivíduos de diversos país, como alemães, italianos, poloneses, japoneses, ucranianos, entre outros, imigraram para o Brasil para ter melhores condições de vida, para trabalhar, especialmente, na agricultura.
Em termos de emigração, muitos brasileiros estão presentes em países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e outros países situados na Europa e Ásia. Estes também emigraram para buscar oportunidades e estilo de vida mais adequado.
O significado de Imigração E Emigração está na categoria Significados