IMC é uma sigla que tem como significado Índice de Massa Corporal. O Índice de Massa Corporal mede qual é o nível de gordura no organismo de uma pessoa. É um padrão de medida internacional adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que estipula se uma pessoa está no peso ideal levando em consideração qual é a sua altura.
O IMC foi criado no fim do século XIX pelo sociólogo, estadista e naturalista belga Lambert Quételet. O cálculo para se obter o IMC consiste em dividir o peso em quilos pela altura em metros ao quadrado. O resultado desse cálculo é então comparado a uma tabela que especifica qual é o valor do IMC ideal para cada altura, assim se descobre se a pessoa está abaixo do seu peso, acima dele ou está com o peso mais indicado para a sua estatura.
Matematicamente podemos representar a fórmula do cálculo do Índice de Massa Corporal com a seguinte forma: IMC = Kg/m². Assim, por exemplo, em uma pessoa que possua 60 quilos e uma altura de 1,70 metros temos como o seu índice de massa corporal 20,76 Kg/m², sendo de acordo com a tabela de referência uma pessoa com o peso normal. Confira os valores da tabela:
Menos de 17 - Muito abaixo do peso/Magreza grave
De 17 a 18,49 - Abaixo do peso/Magreza leve
De 18,5 e 24,99 - Peso normal/Saudável
De 25 e 29,99 - Acima do peso/ Sobrepeso
De 30 e 34,99 - Obesidade de Grau I
De 35 e 39,99 - Obesidade de Grau II/Obesidade severa
Maior que 40 – Obesidade de Grau III/Obesidade mórbida
A tabela acima apresenta os valores do Índice de Massa Corporal estipulados pela Organização Mundial de Saúde para adultos, o cálculo do IMC infantil obedece a uma outra tabela que deve ser acompanhada durante o crescimento da criança e que tende a ser variável conforme a sua fase de desenvolvimento.
Além do IMC um outro índice que calcula a massa do corpo humano é o Recíproco do Índice Ponderal ou RIP. Menos utilizado ele obtém seu resultado a partir da divisão da altura (cm) pelo valor da raiz cúbica do peso (Kg).
O significado de IMC está na categoria Significados