Iludir é um verbo da gramática portuguesa que, dependendo do seu emprego, pode exercer a função de verbo pronominal, verbo intransitivo ou então verbo transitivo direto. O significado de iludir é a ação de fazer com que outra pessoa acredite em alguma coisa que não convém com a realidade, de forma que incentive e alimente expectativas e esperanças como consequência de promessas ouvidas, mas que não possuem fundamento, visto que são mentirosas.
A palavra iludir é de origem latina illudere. Iludir em inglês é o mesmo que to deceive.
Quando uma pessoa sofre uma ilusão, consequentemente sente uma frustação, cuja intensidade é percebida conforme o grau em que ela mantém suas expectativas sobre o que acredita.
Quem tenta iludir uma pessoa utiliza de artifícios, palavras e gestos convincentes e sedutores para enganar os sentidos e assim acreditar naquilo que lhe é mostrado.
Existem algumas formas comuns empregadas com o intuito de enganar uma pessoa e assim lhe causar alguma impressão mais desejável e/ou admirável, como nos seguintes casos:
Iludir um homem ou mulher – Trata-se de uma prática de sedução empregada por alguém que deseja chamar a atenção e despertar a paixão em outra, cujo objetivo pode ser dos mais diversos, desde a satisfação momentânea de um desejo sexual como conquistar para receber em troca benefícios e favores de cunho egoístico.
Iludir pessoas comuns – Refere-se a um tipo de ação maliciosa em que se emprega diversas mentiras e falsas promessas para tentar algo que beneficie o malfeitor em detrimento de sua vítima. As ações aqui praticadas são traiçoeiras, assim como anti-morais e até anti-éticas, uma vez que o intuito seja alcançar rapidamente um objetivo pré-estabelecido, sendo ele financeiro ou mesmo algum modelo de poder.
Iludir os sentidos – Mais conhecido como ilusão de óptica, diz respeito ao tipo de ilusão, que afeta a percepção visual de um observador. Como exemplo tem-se as miragens e percepções incorretas presentes em determinados tipos de fotografia.
Iludir (mágica) – Trata-se da habilidade artística em que mágicos se utilizam de objetos e gestos em seus números para enganar, atrair ou distrair a atenção do público para determinados pontos e/ou detalhes.
São sinônimos de iludir: