Ilmo. é uma abreviação. O termo se deriva de ilustre, que vem do Latim illustris, que significa “brilhante, famoso, distinto”, de illustrare, que quer dizer “embelezar, distinguir”.
O significado de Ilmo. é Ilustríssimo, um pronome de tratamento muito comum e utilizado em documentos e comunicações oficiais.
Para a Gramática, Ilmo. é o superlativo absoluto sintético de ilustre.
O uso de Ilmo. foi considerado desnecessário a partir do ano de 1991, acreditando-se que a forma de tratamento “Senhor” era o suficiente para que o substituísse. “Senhor” era uma maneira de tratamento mais ajustado à época, de acordo com a própria norma para redação de documentos oficiais.
Em um documento oficial, por exemplo, ao invés de se usar “Ilustríssimo Senhor Vereador” ou “Ilmo. Senhor Vereador”, a forma de tratamento passou a ser somente “Senhor Vereador” – classificando-se como mais simplificado.
Por meio de um decreto, estabelecido em 11 de janeiro de 1991, foi iniciado a atualização e facilitação das normas de redação de documentos oficiais. Isso ocasionou no Manual de Redação da Presidência da República – o Ilmo. continuou a ser utilizado em escritórios e empresas privativas.
Atualmente, Ilmo. é algo totalmente desobrigado e raramente utilizado. É provável que ainda se encontre documentos empresariais e ofícios que possua esta forma abreviada de Ilustríssimo.
Os pronomes de tratamento são qualificados como uma linguagem mais respeitosa e solene quando servem para se dirigir a autoridades, seja elas da área militar, governamental ou eclesiástica. Estes pronomes têm o objetivo de mostrar maior respeitabilidade, distinção e deferência a superiores hierárquicos.
Além de Ilmo., é possível encontrar diversos outros pronomes de tratamento. Por exemplo: