Ilibada é uma palavra do dicionário brasileiro usada para caracterizar aquilo que não foi tocado, isto é, que é puro, que não foi corrompido. Muitas pessoas, principalmente no meio político, fazem o uso deste termo referindo-se a si mesmo, com objetivo demonstrar que é uma pessoa limpa, fora da corrupção de caráter.
Ilibada é um termo classificado como um adjetivo e que tem origem no latim, mais exatamente na palavra illibatos, que por sua vez significa o “que é limpo. ”
A escrita deste termo é a combinação do prefixo “in”, que traz consigo o significado de negação, daí acontece a adição ao vocábulo Libare, que por sua vez tem o significado explicado pelos estudiosos da etimologia como o “derrame do Vinho”, que para os romanos, era considerada uma bebida Sagrada. Desta forma, illibatus pode ser entendido como o que não foi derramado, o que se mantém puro ou o que está intocado.
Desta forma, o uso no português brasileiro da palavra ilibado dá o sentido daquilo que está imaculado ou inteiro.
Quando um político fala que tem um caráter ilibado, ele quer dizer que é um político que não se corrompe, que é íntegro e que tem compromisso com seu ideal.
Podemos entender conduta ilibada como um comportamento totalmente correto que o indivíduo apresenta, isto é, é uma pessoa preocupada em não cometer nenhum ato que vai contra a lei ou causar problemas para terceiros.
No caso de o indivíduo ter como seu objetivo profissional concursos públicos na área jurídica, a conduta ilibada é exigência. Outros concursos e cargos que também fazem parte da esfera Federal, Estadual e Municipal também podem exigir conduta ilibada.
Para comprovar a conduta ilibada e idoneidade de alguém, é preciso que seja feito o pedido da certidão de antecedentes criminais e certidão negativa de execução dos últimos 5 anos. Isso se refere ao âmbito Federal eleitoral, Estadual, Municipal, da União e militar também.
No direito, é comum se ouvir a expressão reputação ilibada e notório saber jurídico, pois isso representa diretamente as condições obrigatórias para que alguém possa ser candidato ao cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal.
Desta forma, deve-se ter em mente que o magistrado que tem o objetivo de ser Ministro do STF deve ter sua carreira completamente limpa, sem nenhuma corrupção, seja relacionada ao princípio da moralidade ou também na base da atividade pública.