Ilação é um substantivo feminino. O termo vem do Latim illatio, que significa “trazer, portar”.
Ilação significa suposição, dedução, ou seja, o significado de Ilação é o mesmo que inferência, a ação de se chegar a uma determinada conclusão, relacionada a certos princípios, fatos, dados ou raciocínios.
É desenvolver uma hipótese através de seguidos raciocínios, isto é, formular uma hipótese que apresente coerência sobre algum assunto, deduzindo-se algo por meio do raciocínio.
Realizar uma ilação é o mesmo que dizer que se estabeleceu uma conclusão final, tendo como base os dados coletados e observados, que proporcionaram a construção de suposições por meio do raciocínio lógico.
Por ser uma dedução, a ilação ocorre sem provas concretas, isto é, fatos que são comprovados. É somente o ato de formular uma tese – tanto simples como complexa – com base em suposições, hipóteses.
De toda forma, a ilação é sinônimo de conclusão.
Existe a expressão “são só ilações” que é utilizada para situações associadas com que um dado não é completamente preciso, que ele tem como base somente vagas deduções.
Na área do Direito, por exemplo, a palavra ilação também é frequentemente usada, em especial para abordar a exigência de provas reais e não somente ilações ou suposições para que um réu seja condenado criminalmente.
Na área da Estatística, a ilação se conceitua como um dado probabilístico sobre uma população específica, que é formulado a partir de outras informações oriundas de uma pequena parte da determinada população em que o estudo é feito.
Já no âmbito da Lógica, a ilação é o mesmo que inferência, ou seja, operação mental que afirma que uma conclusão é verdadeira porque verificou-se que as premissas que a servem de base também são verdadeiras reconhecidamente. Graças a esse conceito, pode-se entender que o raciocínio segue duas linhas diferentes de pensamento: a dedução e a indução.
O significado de Ilação está na categoria Significados