Significado de Igreja Ortodoxa


O que é Igreja Ortodoxa



Igreja Ortodoxa, ou Igreja Católica Apostólica Ortodoxa, é a Igreja cristã que surgiu após uma cisão no cristianismo, ocorrida em 1054 (Grande Cisma do Oriente). Nesse episódio, os líderes da Igreja de Constantinopla e da Igreja de Roma excomungaram-se mutuamente. Desde então, a Igreja Católica se dividiu entre Igreja Católica Apostólica Romana e Igreja Católica Apostólica Ortodoxa. Os seguidores dessa vertente da religião católica são chamados de cristãos ortodoxos.

O que é Igreja Ortodoxa?

A palavra ortodoxa vem do grego: “órthos”, cujos significados podem ser traduzidos como “reto” ou “correto” e “dóxa”, opinião, glória. Portanto, o nome Igreja Ortodoxa pode ter seus significados traduzidos como: “Igreja da opinião correta”, ou “igreja da glória verdadeira”.

Embora ambas sejam católicas (universais) e apostólicas (são herdeiras das comunidades cristãs fundadas pelos apóstolos de Jesus Cristo), existem diferenças quanto à doutrina em cada uma. Considera-se que a Igreja Ortodoxa tem uma doutrina mais reta e rígida.

Há um longo processo histórico que desemboca no Grande Cisma do Oriente. O distanciamento entre as duas vertentes do Catolicismo tem significados culturais e políticos muito profundos para a religião cristã, desenvolvidos ao longo de séculos. Pode-se localizar a origem do processo que resultou na separação da religião cristã entre Igreja Católica Romana e Igreja Católica Ortodoxa na divisão do Império Romano entre Oriental e Ocidental (286 d.C.), e na transferência da capital (do Império) para Constantinopla (330 d.C.).

Existem pelo menos 14 Igrejas Ortodoxas Autocéfalas. As mais antigas são: Igreja Ortodoxa de Constantinopla, de Alexandria, Igreja Ortodoxa Antioquia e de Jerusalém, sendo que todas constituem patriarcados; e as demais 10 Igrejas Ortodoxas: Igreja Ortodoxa Russa, Sérvia, Romena, Búlgara, da Geórgia (estas também patriarcados), do Chipre, Grega, Albanesa e da República Tcheca (conduzidas por um arcebispo ou um Metropolita).

Atualmente, as Igrejas ortodoxas mais importantes são a Igreja Ortodoxa Grega e a Igreja Ortodoxa Russa.

A história da Igreja Ortodoxa no Brasil começou com os imigrantes árabes. A primeira instituição foi edificada em São Paulo, em 1904.

Vale lembrar que a religião cristã possui três vertentes principais: Catolicismo Romano, Igreja Ortodoxa e Protestantismo.

Principais Diferenças entre Igreja Católica Romana e Ortodoxa:

  • Deus; para os cristãos católicos romanos, é um Deus trinitário e o Espírito Santo procede do Pai (Deus) e do Filho (Jesus). Já os cristãos ortodoxos acreditam que o Espírito Santo vem somente do Pai.
  • Virgem Maria; os católicos romanos creem que a Virgem nasceu sem pecado original e teve seu corpo elevado ao céu após sua morte na Terra. Os cristãos ortodoxos não reconhecem esses dois fatos.
  • Purgatório; os ortodoxos negam a existência do purgatório. Já os católicos romanos acreditam ser esse o lugar para onde vão as almas que, por seus pecados, necessitam de uma purificação antes de ir para o céu.
  • Pecado Original; a Igreja Católica defende que todos os seres humanos chegam ao mundo com o pecado original, herdado de Adão e Eva. A Igreja Ortodoxa não crê que o Homem seja herdeiro dos significados dos pecados cometidos por Adão e Eva, embora tenha uma inclinação para o mal.
  • Imagens; nos templos da Igreja Católica são permitidas as imagens e as estátuas. Os ortodoxos admitem imagens (pinturas, desenhos), mas não estátuas.
  • Celibato; na Igreja Ortodoxa o celibato é obrigatório somente para o alto clero, como os bispos, mas não para os sacerdotes. Já na Igreja Católica Apostólica Romana, o celibato é obrigatório para todo o clero.
  • Hierarquia; a autoridade máxima para os católicos romanos é o Papa de Roma, que é considerado por eles “infalível” em questões de doutrina. Para os ortodoxos, Jesus Cristo é o chefe único da Igreja, sem representantes. A autoridade superior na Igreja Ortodoxa é o Santo Sínodo, composto por todos os pontífices líderes das igrejas autocéfalas, e pelos arcebispos primazes das igrejas autônomas, que se agrupam pela convocação do Patriarca Ecumênico de Constantinopla.
  • Os crucifixos utilizados pelas Igrejas Ortodoxa e Romana são diferentes, embora remetam aos mesmos significados.
O significado de Igreja Ortodoxa está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Igreja Ortodoxa |