Igreja Ortodoxa, ou Igreja Católica Apostólica Ortodoxa, é a Igreja cristã que surgiu após uma cisão no cristianismo, ocorrida em 1054 (Grande Cisma do Oriente). Nesse episódio, os líderes da Igreja de Constantinopla e da Igreja de Roma excomungaram-se mutuamente. Desde então, a Igreja Católica se dividiu entre Igreja Católica Apostólica Romana e Igreja Católica Apostólica Ortodoxa. Os seguidores dessa vertente da religião católica são chamados de cristãos ortodoxos.
A palavra ortodoxa vem do grego: “órthos”, cujos significados podem ser traduzidos como “reto” ou “correto” e “dóxa”, opinião, glória. Portanto, o nome Igreja Ortodoxa pode ter seus significados traduzidos como: “Igreja da opinião correta”, ou “igreja da glória verdadeira”.
Embora ambas sejam católicas (universais) e apostólicas (são herdeiras das comunidades cristãs fundadas pelos apóstolos de Jesus Cristo), existem diferenças quanto à doutrina em cada uma. Considera-se que a Igreja Ortodoxa tem uma doutrina mais reta e rígida.
Há um longo processo histórico que desemboca no Grande Cisma do Oriente. O distanciamento entre as duas vertentes do Catolicismo tem significados culturais e políticos muito profundos para a religião cristã, desenvolvidos ao longo de séculos. Pode-se localizar a origem do processo que resultou na separação da religião cristã entre Igreja Católica Romana e Igreja Católica Ortodoxa na divisão do Império Romano entre Oriental e Ocidental (286 d.C.), e na transferência da capital (do Império) para Constantinopla (330 d.C.).
Existem pelo menos 14 Igrejas Ortodoxas Autocéfalas. As mais antigas são: Igreja Ortodoxa de Constantinopla, de Alexandria, Igreja Ortodoxa Antioquia e de Jerusalém, sendo que todas constituem patriarcados; e as demais 10 Igrejas Ortodoxas: Igreja Ortodoxa Russa, Sérvia, Romena, Búlgara, da Geórgia (estas também patriarcados), do Chipre, Grega, Albanesa e da República Tcheca (conduzidas por um arcebispo ou um Metropolita).
Atualmente, as Igrejas ortodoxas mais importantes são a Igreja Ortodoxa Grega e a Igreja Ortodoxa Russa.
A história da Igreja Ortodoxa no Brasil começou com os imigrantes árabes. A primeira instituição foi edificada em São Paulo, em 1904.
Vale lembrar que a religião cristã possui três vertentes principais: Catolicismo Romano, Igreja Ortodoxa e Protestantismo.