Significado de Igreja Católica


O que é Igreja Católica



Cada uma das palavras do nome da Igreja Católica, ou seja, Igreja Católica Apostólica Romana, nos leva a um significado vindo do antigo grego. Igreja é proveniente de εκκλησία (ekklesia), que gerou o latim ecclesia, que tinha o significado de uma reunião de pessoas, não necessariamente para fins religiosos; Católica, também do grego καθολικος, (katolikos), que tem o significado de geral, universal; Apostólica, que vem de ἀπόστολος (apóstolos), significando “aquele que é enviado”, e finalmente, Romana, que vem da cidade onde a Igreja Católica teve a sua fundação.

A Igreja Católica foi fundada alguns anos após a crucificação, morte e ressurreição de Cristo, em Roma, capital da Itália. Com quase dois mil anos de existência, é uma das mais antigas religiões do mundo, ao lado do Budismo e do Judaísmo, procurando fazer o que as religiões fazem com o ser humano: religar a humanidade a Deus.

Os ensinamentos de Jesus Cristo foram a base para a Igreja Católica, que tem sua fundação atribuída ao apóstolo Pedro, figura de destaque na história da Igreja e que é considerado o seu primeiro Papa, ou líder maior, ou o Vigário de Cristo na Terra. Segundo o Credo, profissão de fé estabelecida pelo Concílio de Niceia, em 325 d.C., a Igreja Católica é una, santa, católica e apostólica, instrumento único de salvação da alma que os homens possuem, tendo como principais características a indefectibilidade (resistirá até o fim dos tempos, ou Apocalipse) e a infalibilidade, representada pela palavra do Papa.

Considerando-se a única Igreja de Cristo no mundo, por isso católica, a Igreja é constituída por arquidioceses e dioceses, cada uma delas com um número de paróquias, e os representantes do Papa, como os Cardeais, Cardeais Arcebispos, Bispos, Monsenhores e Padres, são os apóstolos que levam a palavra de Cristo, o Evangelho, ao povo cristão.

Os católicos, para assim serem considerados, devem passar pelo batismo e participar da comunhão, onde se apresenta o Corpo de Cristo, para participar da universalização dos dons divinos.

Para os católicos, o Papa, também chamado de Bispo de Roma, é o representante vivo de Cristo na Terra e o sucessor do chefe dos apóstolos, Pedro, sendo o legítimo detentor de autoridade máxima na hierarquia da Igreja. O Papa reside e preside a Igreja da Cidade do Vaticano, enclave na cidade de Roma, considerado uma cidade-estado.

A Igreja Católica é considerada um organismo visível da união de Deus com os seres humanos, sendo uma sociedade governada pelo Papa, o sucessor de Pedro, e pelos bispos, em união com a autoridade máxima, tendo como missão (também chamada de múnus), o sacerdócio, a profecia e a pastoral evangélica.

Até o ano de 1054, a Igreja Católica era a única que se autodenominava a representante de Jesus Cristo. No Cisma do Oriente, ocorrido nesse ano, houve a divisão entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa, ambas reivindicando a supremacia e a representação divina entre os homens. Essa divisão persiste ainda atualmente, embora o ecumenismo tenha aproximado os líderes de ambas as igrejas, buscando antes os ensinamentos de Cristo do que as próprias diferenças.

Ao longo dessa história de 2000 anos, a Igreja Católica também sofreu outras divisões, como a criação da Igreja Anglicana, na Inglaterra, pelo Rei Henrique VIII, quando não teve aceitas as suas reivindicações pelo Papa Clemente VII.

Outra das divisões ocorreu com Martinho Lutero, que separou-se da Igreja e criou o Protestantismo, numa época em que a Igreja mantinha os fiéis sob rigorosa vigilância. O fato acabou se expandindo e criando diversas outras vertentes religiosas, como a Igreja Batista, a Igreja Metodista e, mais recentemente, as diversas agremiações evangélicas, cada uma delas com um tipo de culto ou de rituais.

A Igreja Católica atualmente é dirigida pelo Papa Francisco I, que vem se tornando um grande líder no mundo religioso e político.

Igreja Católica Brasileira

O cristianismo, através dos jesuítas, foi a primeira religião a se expandir nas novas terras descobertas por Portugal e Espanha, principalmente porque os reis de Espanha e Portugal sempre buscaram o apoio da Igreja Católica para a evangelização dos povos nas terras descobertas. Assim, o cristianismo foi trazido à América, levado à África, Índia, China e Japão.

No Brasil, o catolicismo foi considerado religião oficial, até que houve a separação entre Estado e Igreja. Em 1945, a Igreja Católica sofreu também mais um cisma, desta vez pelo Bispo de Maura, D. Carlos Duarte Costa, seguidor do Cônego Amorim, de Itapira, e de D. Salomão Ferraz, que se recusavam a submeter-se ao Papa e à disciplina eclesiástica, principalmente com relação ao celibato, fundando a Igreja Católica Brasileira, que hoje tem expressão diminuta.

Igreja Católica Carismática

A Igreja Católica Carismática apresenta diversas divergências com a Igreja Católica Apostólica Romana. Nela, não existem os sete sacramentos e nem o Papa é o líder supremo. Os bispos e padres da Igreja Católica Carismática não são submetidos ao celibato e, em sua crença, não existe o Purgatório, razão pela qual os mortos não precisam de oração. Outra grande diferença é a utilização de métodos contraceptivos, que não são permitidos pela Igreja Católica.

O significado de Igreja Católica está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Igreja Católica |