Igarapé é um termo de origem tupi, cuja junção ygara (canoa) e apé (caminho) formaram assim o “caminho de canoa”. Trata-se de um curso d’água caracterizado como amazônico e que possui um longo braço de um canal ou rio.
Somente pequenas embarcações como, por exemplo, canoas conseguem navegar em seu curso, o qual é estreito e de profundidade baixa. Facilmente encontrado na Bacia Amazônica, os igarapés costumam ter águas escuras e são utilizadas como via de comunicação e transporte, além de facilitar o deslocamento da fauna.
Igarapé é o nome de um município mineiro localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, cuja distância é de cerca de 48 km. O município foi criado em 1931 e chegou a pertencer à cidade de Pará de Minas.
Instituto Igarapé é uma instituição sem fins lucrativos com sede no Rio de Janeiro e trabalha com projetos voltados para temas como segurança cibernética, política sobre drogas e a consolidação da paz. O Instituto possui representação em vários países latinos e europeus, além de receber apoio de órgãos como as Nações Unidas e a Fundação Open Society.
Igarapé Mágico é o título de um seriado de bonecos voltado para crianças na faixa etária entre 3 e 6 anos produzido pela TV Brasil. Idealizado por Rogério Brandão e feito em computação gráfica, conta com 8 personagens animais, que busca apresentar as crianças às noções de cidadania e lhes apresenta a região amazônica com sua vasta fauna e flora que deve ser preservada.
Igarapé Mágico é exibido desde 2014 e conta no seu elenco com artistas como Hugo Picchi, Mariana Elisabetsky e Magda Crudelli.
O significado de Igarapé está na categoria Significados