IFRS é a sigla para International Financial Reporting Standards, em inglês, que pode ter seus significados traduzidos para o português como Normas Internacionais de Relatório Financeiro. Também são conhecidas como Normas Internacionais de Contabilidade e constituem um conjunto de diretrizes de contabilidade internacionais.
As IFRS foram publicadas e revisadas pelo International Accouting Standard Board (IASB), que significa Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade.
As IFRSs têm como significados pretendidos a padronização das práticas de contabilidade a nível global. O padrão internacional facilita a convergência, para empresas que possuem filiais em diferentes países, assim como a possibilidade de análise de dados contábeis por especialistas de diferentes contextos geográficos.
No Brasil, o CPC (Conselho de Pronunciamentos Contábeis) é o organismo responsável pela adaptação (e tradução) dos significados das normas emitidas pelo IASB.
O CPC expõe os significados das normas internacionais em forma de pronunciamentos, que servem para explicar detalhadamente o modo de efetuar as contabilizações, respeitando o acordo de internacionalização normativa.
No âmbito nacional, a sigla IFRS também significa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, uma instituição pública federal criada em 2008.
O IFRS é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e dispõe de autonomia administrativa, patrimonial, didático-científica e disciplinar. É integrado à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
Por se tratar de um instituto federal, oferece diversas modalidades de ensino, desde o nível médio até a pós-graduação.
O IFRS tem importantes significados no cenário da educação superior no Brasil, contando com a seguinte estrutura:
O IFRS oferece cursos nas seguintes áreas de conhecimento: