Idoneidade é um substantivo feminino. O termo se deriva de idôneo, que vem do Latim idoneus, que quer dizer “em bom estado, conveniente, útil”.
O significado de Idoneidade é descrito como a qualidade de quem é honesto, que tem aptidão, habilitação, que possui competência e capacidade.
Idoneidade é utilizado para qualificar uma pessoa por seu caráter, que tem condições para desempenhar ou realizar alguma coisa. É aquilo que é conveniente, totalmente adequado.
Para qualquer atividade que precisa ser exercida, a idoneidade é algo requerido. Pode-se destacar que a idoneidade moral e física são dois requisitos básicos para qualquer pessoa que deseja se qualificar para um emprego. Infelizmente, hoje em dia, muitos indivíduos não se importam com a idoneidade, pois possuem péssimos exemplos de líderes políticos que governam uma determinada nação sem qualquer preocupação com a idoneidade.
Exemplos que abalam a ânsia de ser uma pessoa com idoneidade são as denúncias de corrupção e das péssimas administrações no Brasil. A deficiência na educação do povo também é um motivo claro para a falta de idoneidade nas pessoas – não há capacidade de transmitir valores quando nem aqueles que deveriam proporcionar o exemplo o fazem.
Existem dois tipos de condutas que para determinadas profissões são exigidas: a conduta escorreita – que significa não apresentar defeito – e a conduta ilibada – que significa pura ou sem mácula.
O termo idoneidade tem como sinônimos as palavras: perícia, mérito, dignidade, disposição, destreza, autoridade, probidade, hombridade, preparo, honestidade, entre outras.
A idoneidade financeira se refere à análise financeira realizada de um determinado cliente para que se comprove que ele tem condições para arcar com o pagamento da dívida, mensalmente. É um tipo de atestado que representa a aptidão do indivíduo em desfrutar de crédito.
A idoneidade cadastral é uma expressão que indica um requisito para a obtenção de financiamentos. Esta idoneidade afirma que a pessoa não possui em quaisquer dívidas pendentes em bancos ou instituições de crédito. A financiadora realiza uma análise da situação do cliente antes de fechar um acordo sobre a concessão de um financiamento.
Isso tem como objetivo garantir que o cliente tem compromisso com seus credores, mostrando que sua “ficha é limpa”.
A idoneidade de um cliente pode ser classificada em quatro categorias: