Idiota é uma palavra de origem grega, idhiótis, que significava “um cidadão privado, individual”. Em sua etimologia, é uma palavra derivada de idhios, ou seja, privado, e era usado na Grécia de forma depreciativa, designando quem se distanciasse da vida pública, ou mesmo se referenciando a quem não tivesse uma habilidade profissional.
Idiota, em nosso conceito atual, tem o significado de tolo, pateta. Possivelmente do sentido original, quando uma pessoa se dedicava apenas aos seus assuntos, deixando os de ordem pública de fora, pode ter evoluído para designar uma pessoa ignorante, simples, sem qualquer educação especializada.
Na linguagem popular, idiota é considerado quem não possui capacidade intelectual para compreender os fatos. Daí provém também idiotice, para designar as ideias de um idiota. Quando queremos depreciar ainda mais alguém, dizemos que é “um perfeito idiota”, estranhamente unindo o certo ao errado.
Em Psiquiatria, o idiota é o indivíduo portador de idiotia, um diagnóstico atribuído a uma pessoa que é deficiente mental, com avançado grau de atraso em seu desenvolvimento intelectual, geralmente causado por lesões cerebrais. Quando portador de idiotia profunda, a pessoa com idiotia tem até mesmo suas capacidades vitais reduzidas, ficando em estado semelhante ao coma.
Fiódor Dostoievski, escritor russo que se tornou clássico, escreveu “O Idiota”, um romance que conta a história de um homem com epilepsia. Embora seja um personagem bom e humanista, com atitudes de grande compaixão, é visto pelas pessoas como um idiota. Sendo uma mescla de Jesus Cristo e Don Quixote, apresentando sempre muita sinceridade e bondade, o personagem acaba de forma trágica, internado num sanatório, num mundo obcecado por dinheiro, poder e conquistas.
O significado de Idiota está na categoria Significados