Ideologia é uma palavra que possui muitos significados, porém em termos gerais o significado mais utilizado é aquilo que seria ou é ideal.
É comum as pessoas utilizarem o termo no sentido de pensamentos, doutrinas, conjunto de ideias ou visões de mundo de uma determinada pessoa ou grupo, em relação ao seu meio social ou político.
Ideologia possui significados diferentes nas áreas de filosofia e sociologia, mas que ao mesmo tempo interagem entre si. Na filosofia, o conceito está relacionado à noção sensorial que o indivíduo tem do mundo que o cerca, criando a partir daí novas ideias. Na sociologia, diz respeito a um conjunto de ideias fundamentadas por um grupo social, as quais defendem seus interesses próprios, ou sociais.
Em seus primórdios, o conceito do termo ideologia era ciência das ideias. Ela foi criada e utilizada pela primeira vez por Destutt de Tracy, sendo exaustivamente trabalhada por Karl Marx algum tempo depois.
A palavra ideologia é uma junção de ideo + logia cujo significado é estudo das ideias.
O termo ideologia é classificado na língua portuguesa como substantivo feminino, no plural, ideologias, e têm como sinônimos as palavras valores e pensamento.
A seguir, alguns exemplos de ideologias que se tornaram mais conhecidas.
A ideologia democrática, hoje a mais disseminada pelos países ocidentais, defende a participação do povo no processo eleitoral. A sociedade tem o direito de escolher seus representantes. Surgiu na Grécia antiga.
A ideologia capitalista, agora espalhada não apenas pelo ocidente, como pelo mundo todo, teve seu início na Europa, com o objetivo de privilegiar o grupo social burguês, visando o lucro e o enriquecimento.
A ideologia comunista, que perdeu um pouco da força que tinha, se nega a aceitar que os meios de produção pertençam a propriedades privadas, e defende que os mesmos sejam sociais, ou seja, pertençam à própria população.
A ideologia fascista que foi implantada por um regime político que surgiu na Europa entre os anos de 1919 a 1945, e tinha como características o autoritarismo, idealismo e o nacionalismo.
E a ideologia anarquista que é um tipo de movimento contrário a qualquer forma de governo, casamento, polícia, escola tradicional, ou seja, qualquer coisa que esteja relacionada com autoridade. Defende uma existência baseada na solidariedade, ajuda mútua, responsabilidade e autodisciplina.
A ideologia sempre foi muito trabalhada na filosofia. Parmênides, Platão, Descartes, Kant e Hegel discutiram a fundo a origem e o conceito das ideias, culminando inclusive na criação da teoria das ideias por Platão. Porém, Karl Marx surgiu com uma definição um pouco diferenciada dos seus predecessores, o que acabou rendendo um novo significado para o termo.
Karl Marx enxerga a ideologia sob um olhar crítico, pois segundo ele, ela é capaz de causar alienação e dominação da mente humana somente por meio do convencimento, ou seja, sem o uso da força física. Desta forma, ela funcionaria como uma ideia falsa para amenizar sofrimentos e conflitos, principalmente entre classes sociais diferentes, em que há a dominação de uma sobre a outra. Ainda segundo Marx, a ideologia neste caso, seria uma tentativa de amenizar os anseios da classe dominada, a despeito do que ela deveria ser.
A ideologia de gênero defende que a sexualidade humana seja parte de construções sociais e culturais, e não definida biologicamente. Segundo ela, o ser humano nasce neutro e depois de atingir certo nível de consciência e de acordo com a convivência em seu meio social, ele próprio poderá escolher seu gênero sexual.
Outra característica desta ideologia é a concepção de que poderia haver múltiplos gêneros, e não apenas feminino e masculino, e que cada ser humano poderia escolher o gênero que mais se encaixe em seu modo de vida.
A ideologia sociológica defende o fim das desigualdades econômicas entre os grupos sociais. Está dividida em diversas outras correntes, inclusive incluindo nestas a científica, a marxista, a comunista e a anarquista.
Todas elas se baseiam na criação de um senso comum em relação a mudanças sociais, principalmente no que diz respeito à transformação do modelo econômico. Esse novo modelo de consciência socialista dependeria de vários fatores, como por exemplo, a transferência dos meios de produção pertencentes às classes proprietárias para a população e à transformação radical do sistema político.
O significado de Ideologia está na categoria Significados