Idem é um pronome demonstrativo com origem no termo em Latim idem, que significa “o mesmo” – a palavra “idêntico” também foi originada através do Latim idem.
O significado de Idem é, assim como sua origem, conceituado como “igual” ou “da mesma forma”.
A palavra é usualmente vista em citações bibliográficas, pois facilita a interpretação e evita a repetir outras vezes o nome do autor.
Por exemplo:
[1] MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 337 p.
[2] Idem. Pesquisa de marketing: execução, análise. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1998. 224 p.
Ibidem é um termo também utilizado para evitar repetições, mas não somente para o nome do autor e sim substituindo o nome da obra. É possível entender que ibidem significa “no mesmo lugar”, isto é, ambas referências são do mesmo autor e estão na mesma passagem, somente em páginas diferentes.
Por exemplo:
[1] DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001. 299 p.
[2] Ibidem. 305 p.
A palavra idem é comumente utilizada em conversas informais. Quando uma pessoa emite sua opinião sobre algo ou alguém e o ouvinte concorda, ele poderá falar somente “idem”.
Por exemplo:
Pessoa 1: “Este restaurante é excelente! Vou recomendá-lo a todos!”
Pessoa 2: “Idem.”
Na tipografia, existe o sinal de idem (〃). Este sinal tipográfico é usado quando palavras da linha superior iriam ser repetidas na linha inferior. Esta é outra forma de evitar repetições.
Por exemplo:
“Minha mãe deixou um pedido de compras grudado na geladeira:
- 2 quilos de batata inglesa,
- 〃〃de maçã,
- 1 abacaxi.
Os sinais “〃〃” substituem os termos “2 quilos”, fazendo-se entender que são necessários 2 quilos de batata inglesa e 2 quilos de maçã.
O significado de Idem está na categoria Significados