Significado de Idealismo


O que é Idealismo



Idealismo é classificado como um substantivo masculino. O termo vem do Latim idealis, que significa “conteúdo, o que é existente em uma ideia” mais –ismo, que vem do Grego ismós, que é um formador de nomes de ações para certos verbos.

O significado de Idealismo denota a qualidade do que é ideal, ou seja, quer abordar a representação ideal das coisas.

O idealismo, em sentido coloquial, significa a propensão ou a inclinação de acreditar, defender ou apoiar alguma ideia, mesmo que seja distante da realidade, considerando-se como algo imaginário ou fantasioso.

Por isso, entende-se que o idealismo é a ação de uma pessoa que age conforme as ideias e também ideais que a inspiram, isto é, que acredita ser o melhor e o mais certo.

Um exemplo simples é quando um indivíduo procura candidatar-se a algum cargo acreditando que seu idealismo irá auxiliar e mudar diversos paradigmas – suas ações serão baseadas em seu idealismo, que será a causa de atender suas demandas, anseios e necessidades.

De modo mais simples, entende-se que o idealismo é sinônimo de romantismo, da ilusão e da fantasia.

Em Sociologia, a palavra idealismo é descrita como a criação imaginativa de regras de ação consideradas ideais ou perfeitas. Essas normas são utilizadas a fim de alcançar a realidade, sendo que esta conceituação está ligada com o desenvolvimento cultural.

Na estética, o idealismo possui outra definição: considera-se o nome dos princípios que acreditam que o objetivo da arte é representar fantasiosamente algo que satisfará o espírito mais do que a própria realidade. Ou seja, é realizar ideias e não representar fatos.

O Idealismo na Filosofia

O idealismo, para a área da Filosofia, se classifica como uma das mais importantes correntes da modernidade, tornando-se um assunto debatido até atualmente.

Nessa situação, o idealismo é dito como a tendência de ver as ideias como fonte do conhecimento, opondo-se a corrente do materialismo (que afirma que nada além da matéria existe) ou do realismo (que afirma que a realidade da natureza e não a imaginação humana precisa ser o ponto inicial). Para os seguidores do idealismo, tudo se cria na mente, para – posteriormente – surgir no mundo real.

Alguns nomes de destaque no idealismo são Descartes, Kant e Hegel. Já como oposição, encontram-se Karl Marx e Comte. Outro exemplo é Aristóteles como um filósofo opositor do idealismo. Para ele, que foi discípulo de Platão, para construir o conhecimento deve-se estudar detalhadamente tudo que se tem ao redor, no mundo real antes.

O significado de Idealismo está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Idealismo |