Iconoclasta é uma palavra usada para classificar alguém como sendo membro do movimento de contestação à veneração de ícones religiosos.
Iconoclasta é um termo classificado mais exatamente como um adjetivo para se referir a pessoas que contestam indivíduos que veneram ícones que são apresentados em algumas religiões.
O significado de iconoclasta é diretamente entendido como “quebrador de imagens”. Essa palavra tem origem na língua Grega, ais exatamente do termo eikon klastein, respectivamente “imagem” e “quebrar”.
O entendimento do significado desta palavra pode reunir em uma só expressão todos os indivíduos que não mostram respeitos por imagens pertencentes a outras culturas e tradições religiosas e que usam imagens de ícones religiosos para sua veneração. Iconoclastas podem ser também pessoas que causam destruição a obras de arte, monumentos ou até a simbologias que não se enquadrem em suas regras.
Iconoclasta também é o nome dado ao movimento religioso e político que teve seu início por volta do século VIII e que consequentemente era contra a idolatria, que consequentemente nesse contexto, é a veneração de imagens usadas nas religiões.
Os membros da iconoclastia, isto é, pessoas que eram do movimento iconoclasta, destruíram, durante muito tempo, milhares de imagens usadas como ícones religiosos, que começou após um édito lançado por Leão III em meados de 730, que proibia que qualquer um venerasse qualquer tipo de ídolo, imagem ou ícone religioso, além do que esses deveriam ser destruídos. Isso só acabou no meio do século IX.
Hoje em dia ainda existem algumas igrejas evangélicas que são totalmente contra a idolatria a imagem e por isso acusam de forma constante os católicos que usam imagens de santos como lembrança. Alguns evangélicos já chegaram a quebrar e aparecer na internet quebrando imagens de santos, coisa que é difícil de ver mas que ainda pode acontecer devido à intolerância dos praticantes de religiões.
O significado de Iconoclasta está na categoria Significados