Iceberg é uma palavra de língua inglesa que passou para o português como um empréstimo e manteve sua grafia original pois, embora exista a palavra icebergue em língua portuguesa, ela é muito raramente usada, preferindo-se a forma original em inglês. A palavra iceberg chega ao inglês a partir da forma holandesa ijsberg, formada por duas partículas: ijs, que quer dizer gelo e berg, que quer dizer montanha. Assim, o significado de iceberg é “montanha de gelo”.
Um iceberg é um grande pedaço de gelo que acaba se desprendendo das geleiras existentes nos polos e, assim, fica à deriva, boiando pelos oceanos árticos.
Na composição dos icebergs encontra-se não a água salgada do mar, mas sim água doce. Grande parte da água doce do planeta está congelada em forma de geleiras ou icebergs.
No Polo Norte, porém, apesar do frio e das condições propícias, não são formados icebergs e sim as chamadas banquisas, que são plataformas de gelo que são compostas por água salgada do mar que se congelou durante o inverno. Essas banquisas podem ter diferentes formas e tamanhos que, em geral, podem indicar não só sua idade como também sua origem.
A parte visível do iceberg corresponde a apenas 10% de seu tamanho. Os outros 90% de seu volume encontram-se submersos no mar. Essa é a razão pela qual os icebergs são considerados perigosos: quando se vê sua ponta, pode já ser tarde demais para desviar a embarcação, pois não é possível ver sua extensão completa.
A expressão “isto é apenas a ponta do iceberg” surgiu justamente por causa dessa característica do iceberg. A expressão quer dizer que isto é apenas o início de algo ou apenas uma pequena parte de uma situação que é maior e/ou mais complexa.
Os icebergs estão à deriva nos oceanos e são movimentados pelas correntes marítimas que agem na parte submersa. A parte emersa do iceberg pode ser afetada por grandes ventanias.
Após o acidente ocorrido com o transatlântico Titanic, que se chocou com um iceberg no Atlântico Norte e naufragou levando muitos à morte, foi criada a Patrulha Internacional do Gelo, que tem como objetivo monitorar os icebergs que existem no oceano Atlântico.
No ramo empresarial é frequente o conceito de iceberg organizacional, que serve para explicar a constituição da empresa. A menor parte do iceberg representaria os resultados que uma empresa obtém e que são apresentados para o público e para a mídia.
A parte maior do iceberg, que fica submersa, representa toda a estrutura e organização de uma empresa. Essa parte é a responsável pela parte da ponta, mas não é mostrada ao público, por isso é relacionada à parte submersa.
O significado de Iceberg está na categoria Significados