Ibovespa é uma sigla que se refere ao Índice da Bolsa de Valores de São Paulo, é o índice mais importante para a avaliação do desempenho das cotações das ações que se negociam na principal bolsa de valores da América Latina, a Bovespa.
O Índice Bovespa ou Ibovespa constitui-se a partir do maior valor de negociação de ações dos últimos meses de onde extrai-se um indicador que representa a cotação média das ações no período. O Ibovespa estabelece-se então a partir da chamada carteira teórica de ativos, que é um valor expresso em moeda, e que tem como base critérios metodológicos que foram definidos no ano de 1968.
Os critérios para se obter o Ibovespa constam no Manual de Definições e Procedimentos dos Índices da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo ou BM&FBOVESPA. O manual demonstra que o objetivo do Ibovespa é servir como o indicador econômico mais importante do mercado de ações do país.
A necessidade de um indicador confiável que fosse fiel ao comportamento do mercado e permitisse medir esse comportamento de forma eficiente levou a criação do Ibovespa. O índice é capaz então de precisar com segurança tanto o preço das ações como o caráter das negociações.
O Ibovespa é obtido em tempo real durante o pregão da bolsa, quando são levados em conta a compra e venda de ações efetuadas à visa. O fluxo dos negócios pode ser acompanhado através da internet, e no final do dia verifica-se se houve aumento ou diminuição no volume de negociações com uma pontuação negativa ou positiva.
A Bolsa de Valores de São Paulo ou Bovespa iniciou suas atividades em 1890 e foi um órgão público até os anos 60 do século XX quando a entidade torna-se auto-reguladora e passou a focar as suas atividades na negociação de ações das maiores empresas do Brasil.
O significado de Ibovespa está na categoria Significados