IBAMA é uma das siglas que fazem parte do dia-a-dia do brasileiro, mas que cujo significado, este muitas vezes desconhece. É a abreviação para Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é um órgão federal que cuida da natureza.
O IBAMA surgiu no dia 22 de fevereiro de 1989 pela Lei n. 7.735 para preencher o vácuo pelo fechamento de quatro órgãos governamentais relacionados ao cuidado com os recursos naturais – Secretaria do Meio Ambiente, a SEMA, a Superintendência da Borracha, SUDHEVEA, a Superintendência da Pesca e o IBDF, a SUDEPE e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal. Tecnicamente, o órgão pode ser considerado a junção dos quatro.
História
No ano de 1990, o IBAMA ligou-se à Secretaria do Meio Ambiente da Presidência da República, com o objetivo de ser um órgão gerenciador da questão ambiental, com uma série de responsabilidades, entre elas a de elaborar, arrumar e efetivar a Política Nacional do Meio Ambiente, além de zelar pela conservação, vigilância, comando e incentivo dos recursos naturais renováveis.
Em 16 de outubro de 1992, o IBAMA foi transformado em um órgão do Ministério do Meio Ambiente. Até o ano de 1950, não havia ainda no Brasil uma real apreensão com as questões ambientais. Até mesmo as regras existentes, relativas à flora e fauna, até então, se restringiam somente aos tópicos concernentes à resolução de adversidades causadas por estiagens e alagamentos e ao saneamento, à preservação dos recursos naturais, históricos e artísticos.
O agravamento das dificuldades na área ambiental marcou decisivamente a década de 1970, o que levou o poder público a ter uma visão mais ampla e consciente sobre a questão ambiental. O mais significativo passo que a sociedade brasileira deu para a definição de nossa política ambiental se deu com a Constituição de 1988; nesta Constituinte, um capítulo inteiro foi dedicado à causa ambiental, fato inédito, repartindo entre o governo e o povo o compromisso pela sua conservação. Esse fator estimulou a formação do IBAMA, no ano seguinte.
Preservação
O IBAMA cuida da conservação, manejo, inspeção e proteção à natureza – fauna e flora – e ainda realiza pesquisas a respeito do meio ambiente e confere licenças ambientais para iniciativas que possam contribuir com preservação da natureza.
O IBAMA luta para proteger o meio ambiente, se encarrega pela fiscalização das áreas que estão sofrendo com o desmatamento, segue os flagrantes das queimadas, e atenta para o contrabando de animais. No dia-a-dia, é também o instituto que alerta e chama a atenção dos meios de comunicação – jornais, revistas, tevê, rádio e internet – dos governos, e até da sociedade para o zelo pelas florestas e rios.
O próprio papel do IBAMA é fazer pressão sobre as autoridades, com o objetivo de que sejam criadas novas leis (e apoiadas a já existentes), assim como estatutos e penas mais rigorosas para os delitos ambientais. O instituto está subordinado ao Ministério do Meio Ambiente, órgão criado em 1993 e que é o representante dos direitos na política do meio ambiente.
O significado de IBAMA está na categoria Significados