Humilhação é um substantivo feminino de língua portuguesa formado a partir do verbo humilhar. Este verbo, por sua vez, chega ao latim através do verbo humiliare, que vem do substantivo humilis. Esse substantivo forma-se a partir da palavra humus, que quer dizer terra ou chão.
Assim o que é humilis – humilde – é, literalmente, aquilo que vem do chão, da terra.
A palavra humilhação, em português, perde um pouco de seu sentido literal, mas permanece com a ideia de algo que é baixo – mas não fisicamente. A humilhação é o ato ou efeito de humilhar, ou seja, humilhação é o mesmo que rebaixamento, submissão, vergonha, vexame e afronta.
A humilhação é algo que surge a partir do desejo que um ser humano possui de mostrar-se ou sentir-se superior a outra pessoa sendo que, para alcançar essa sensação, busca rebaixar os outros.
A humilhação possui uma relação bastante próxima com a desigualdade, pois, muitas das vezes, a pessoa humilhada é aquela que é diferente do restante ou da maioria e essa maioria acredita que aquela diferença é algo risível, indesejado, que mereça ser punido. Isso ocorre com frequência por desigualdade econômica, quando o rico ri e humilha o pobre por causa de suas roupas mais humildes.
Esse fato também pode receber o nome de humilhação social, pois a humilhação está baseada nas classes sociais às quais as pessoas pertencem.
A humilhação também pode ter motivação etária ou estética ou mesmo sexual.
A humilhação está presente em diversos ambientes, inclusive no de trabalho. Neste caso, determinado trabalhador se vê posto em uma circunstância vexatória na qual é humilhado por alguma razão. Humilhações que ocorrem em local de trabalho são chamadas de assédio moral. A vítima desse tipo de prática tem o direito de procurar a justiça e, caso ganhe a causa, de receber uma reparação por danos morais.
A humilhação que ocorre em âmbito escolar costuma receber o nome de bullying.
O significado de Humilhação está na categoria Significados