Humilde é uma palavra originária do latim, humilis, que significa “aquele que fica no chão”, ou “aquele que não se ergue”. A palavra humilis vem de humus, que tem o significado de terra, ou solo onde vivemos, no latim.
Humilde, como adjetivo em nosso idioma português, descreve uma pessoa que dá a aparência de humildade, que se trata de uma pessoa modesta, simples, submissa e recatada, que acaba se curvando por sentimentos de fraqueza ou modéstia.
Uma pessoa que seja humilde pode ser classificada assim por não possuir riquezas, embora esse não seja o significado original do latim humilis. No exato significado da palavra humilde, assim pode ser uma pessoa milionária, que trata bem todas as pessoas, que se julga igual a todos com quem convive. Quem não age com humildade é considerado arrogante, ou seja, se julga acima dos outros, o que nos leva ao sentido original de humilde: aquele que não se eleva acima do solo (ou dos outros).
No entendimento atual, no entanto, a palavra humilde pode ser usada até como eufemismo para designar uma coisa pobre ou medíocre, como podemos observar na música “Humilde residência”, de Michel Teló, que descreve a própria casa como sendo humilde por não ter condições melhores de habitabilidade.
A doutrina cristã sempre ensinou que a humildade deve ser a característica maior de cada pessoa, embora os clérigos tenham agido exatamente do lado oposto ao longo da história. Segundo os Evangelhos, a humildade deve ser a consciência, baseada no conhecimento de si mesma, como afirma o apóstolo Paulo aos Filipenses, no capítulo 2, versículos de 2 a 8. A humildade é o contrário da soberba, e exclui a presunção, mas não consegue excluir o reconhecimento dos dons recebidos pela graça divina.
O significado de Humilde está na categoria Significados