Humanização é um substantivo feminino. O termo deriva-se de “humano”, que por sua vez vem do Latim humanus, que está relacionado com homo, que quer dizer “homem” e humus, que significa “terra”.
O significado de Humanização descreve o ato ou efeito de humanizar, isto é, de tornar humano ou mesmo mais humano, de modo a ser mais benévolo ou afável.
A humanização é uma palavra que pode ser usada também no sentido de se referir a uma limpeza necessária de um local. Ainda, o termo pode ser utilizado para referenciar à tendência ou atitude de infligir aspectos humanos a animais ou objetos. Um exemplo claro são os personagens dos desenhos da famosa Walt Disney.
Há contradições sobre a relação entre as palavras humanização e civilização, pois pode ter sentido pejorativo, principalmente por – sob essa ótica – concluir que o que não é civilizado não é humano.
Pode-se notar que o processo de humanização está presente em diversos outros contextos, como é o caso das Ciências Exatas, Ciências Sociais Aplicadas, etc. De modo abrangente, o processo de humanização tem como finalidade aperfeiçoar as capacidades do Homem por meio da própria interação com o seu meio – isso quer dizer que as pessoas precisam utilizar recursos e elementos que auxiliarão nesta tarefa. Um exemplo óbvio é a comunicação.
Muito se fala sobre a humanização na saúde, sendo que seu conceito abraça a ideia de ter práticas que ofereçam melhores condições de trabalho para os profissionais desta área e, obviamente, para seus pacientes.
Isso quer dizer que, na teoria, a humanização na saúde visa mudar a gestão dos sistemas de saúde e de seus serviços. O ponto fundamental para este novo panorama é trabalhar com a palavra conscientização no que concerne ao respeito pelas diferenças e particularidades de todo ser humano.
É possível notar que o desenvolvimento tecnológico em veloz avanço na medicina fez com que as emoções, crenças e valores do paciente ficassem em segundo plano – a doença se tornou o objeto de estudo. Por isso, é frequente ouvir a falta de humanização por parte dos profissionais da saúde, mas não sendo de total responsabilidade dos próprios profissionais.
A alta demanda e as condições de trabalho fizeram com que a disponibilidade de maior e melhor contato com os pacientes diminuíssem, principalmente quando se busca uma formação mais especializada.
De toda forma, a humanização na saúde é uma tarefa demorada e complexa, e infelizmente, possui resistência por parte de diversos indivíduos deste contexto, pois envolve mudanças de comportamento que causam insegurança, afinal os padrões já conhecidos são difíceis de serem quebrados.
A humanização se tornou um assunto de vital importância na área da saúde no Brasil. Por isso, desde 2003, o Ministério da Saúde criou a Política Nacional de Humanização (PNH) para efetivar os princípios do SUS nas práticas diárias de atenção e gestão, ou seja, para trazer melhorias ao Sistema Único de Saúde, através do HumanizaSUS.
O HumanizaSUS visa os seguintes resultados:
O conceito de humanização no programa do Ministério da Saúde tem foco em três pilares: a ética, a estética e a política:
Desde o primeiro ano do Governo Lula, portanto, o HumanizaSUS tem atuado, embora não com todas as alterações significativas esperadas, mesmo com as diversas mudanças políticas que ocorreram no país ao longo destes últimos anos.
O significado de Humanização está na categoria Significados