Honestidade é um substantivo derivado de honos, palavra latina que significava dignidade e honra.
Honestidade é a palavra que define a qualidade de um ser humano verdadeiro, ou seja, que o impele a não mentir, não fraudar e não enganar seus semelhantes, agindo de maneira íntegra e séria, com honra e sensatez.
No seu conceito original, a honestidade é um princípio básico, que faz o ser humano agir com sinceridade consigo próprio e com os outros, sendo um dos valores fundamentais da humanidade, somando-se à verdade interior de cada um. A honestidade é mostrada através das atitudes que um ser humano tem para com o próximo, mostrando-se como realmente é, sem fingir ser algo que não consegue, estabelecendo relações pessoais sólidas e sinceras e adquirindo o respeito de seu semelhante.
A honestidade pode se transformar numa qualidade mais complexa quando obriga o ser humano a tomar atitudes que não facilitam a vida alheia, como por exemplo, agir com honestidade ao final de um relacionamento, seja de amor ou amizade. Assim, torna-se uma qualidade de difícil manejo, quando pode se tornar dolorosa, mas obrigatória, sendo melhor do que a mentira.
Como característica, a honestidade tanto pode se referir a uma pessoa ou a uma instituição, mantendo sempre a obrigação de trabalhar com a verdade, sem dissimulações. Um indivíduo honesto é aquele que não aceita condições que não sejam verdadeiras, sem querer levar vantagem sobre os outros, o mesmo ocorrendo com qualquer instituição, que não desmerece quem nela confia.
Como regra primária, e de forma explícita, a honestidade passa a ser, então, uma obediência incondicional às regras morais estabelecidas na sociedade. Em algumas situações no entanto, a honestidade pode ser mais difícil de ser trabalhada, principalmente nos meios sociais, em que algumas convenções estão enraizadas. Assim, por exemplo, falar a verdade a uma pessoa em público pode agredir em vez de ajudar.
Para a maior parte das pessoas, alguém honesto é alguém que não mente, que não se aproveita do semelhante, que vive uma vida em paz, com o devido respeito que exige e que dá, que cultiva boas amizades e que age sempre dentro do que mandam as leis e tradições. Atualmente, no entanto, a palavra honestidade acaba sendo um conceito um tanto vago, já que existem muitas situações onde não se pode e não se deve agir com o extremo necessário para se considerar honesto, sendo mesmo algumas pessoas consideradas como intransigentes, quando na verdade estão sendo honestas em excesso.
Sinônimos de honestidade: decoro, probidade, compostura, honradez, decência, pudor, dignidade.
O significado de Honestidade está na categoria Significados