Homérico é um adjetivo masculino.
O significado de Homérico expressa o que pertence ou se refere a Homero, antigo poeta grego, bem como a suas obras (ou que lhe são atribuídas) ou mesmo a seu estilo.
São exemplos: “os poemas homéricos”, “o período homérico”, entre outros.
Para conhecimento, Homero foi um dos grandes poetas do mundo, com destaque para as obras “Ilíada” e “Odisseia”. Acredita-se que este nasceu e viveu durante os séculos XII e VIII a. C., na Grécia Antiga, embora muitos também afirmem que ele seria somente um personagem lendário, já que nada se tem como provas concretas de sua existência.
Pela incerteza dos fatos, muito da vida do Homero mistura realidade e lenda. Diz-se que Homero era cego e que pode ter nascido em vários locais da Grécia Antiga, como é o caso de Atenas, Rodas, Argos, Esmirna, entre outros. Documentos históricos do século V a. C., afirmam que ele morreu na ilha de Íos.
Ainda por conta desse desconhecimento da vida de Homero, alguns historiadores e pesquisadores afirmam que Homero teve contato com a nobreza da época, por conta das características linguísticas e tradições abordadas nas obras. Por isso, o período Homérico releva dados fundamentais sobre diversos assuntos, tais como: cultura, fatos históricos, religião, mitologia grega, sociedade da Grécia Antiga, comportamento, etc.
Ilíada é um poema épico que narra os acontecimentos do último ano da Guerra de Troia. São mais de 15 mil versos e considerado o poema mais antigo da literatura ocidental.
Odisseia é outra obra que aborda a Guerra de Troia, mais especificamente ao retorno do herói grego Odisseu (Ulisses). São 24 cantos que narram este fato.
No sentido figurado, é utilizado como uma expressão para se referir a algum fato ou situação heroica, épica ou grandiosa.
O período Homérico é um período da história política da Grécia Antiga, que dividiu-se em quatro fases:
O período Homérico é assim determinado por conta da importância das obras de Homero em retratar informações daquela época na Grécia Antiga.
Graças aos poemas épicos de Homero, foi-se possível conhecer os feitos lendários de deuses e heróis.
O período Homérico corresponde, portanto, ao segundo período de desenvolvimento da civilização grega. Como características, a sociedade da época passou por uma longa reestruturação, após a invasão dos povos dórios – que foi munida de violência.
Ao se reestruturarem, surgiram os genos, organizações sociais familiares que tinham como aspectos principais o sistema fechado, autônomo e autossuficiente, isto é, tinham independência econômica. O trabalho coletivo era feito pelos membros de uma mesma família.
Esta foi a fase da transição da cultura micênica para a gentílica.
O significado de Homérico está na categoria Significados