Holofote é um vocábulo tem a sua origem na cultura grega e a própria dá o significado do que realmente se trata, pois a palavra é a junção de “holo=todos” mais “photo=luz”, criando assim “Holophotos” que em tradução livre é luz para todos.
Então, o que é um holofote? É um aparelho que projeta um feixe de luz, sendo usado para fazer sinais ou iluminar. Atualmente existem diversos dispositivos com essa função, alternando em tamanho, potência e função. Mas o conceito básico sempre continua, iluminando ou sinalizando conforme necessário.
Quando se trata da área de iluminação ele se torna um aparelho bastante conhecido e utilizado, sendo geralmente utilizados para iluminar construções importantes, eventos sociais dos quais necessitam um destaque.
A sua utilização é muito conhecida no meio marítimo, já que os faróis que guiam as embarcações nada mais é que um tipo de holofote. O mesmo conceito é utilizado pelos aeroportos para guiar as aeronoves.
Outro significado
Existem diversas palavras na nossa cultura que além de representar um objetivo em si ela consegue demonstrar de forma singular aquele determinado momento, ou fato acontecido. E a palavra holofote não foge dessa sistemática da língua portuguesa, podendo ser usado de outra forma que não seja a de representar o objeto.
Quando alguém diz estar debaixo dos holofotes, ou sob os holofotes, se trata de um jargão do mundo dos famosos, no qual tende a demonstrar que a pessoa em si está em evidência.
É fácil de entender esse linguajar quando se compreende a funcionalidade do holofote, já que ele proporciona esse destaque. E bom compreender que nem sempre esse sentido se remete a coisas boas, podendo ser interpretado de diversas formas diferentes como: