Holocausto é um termo que vem do grego Holocaustos, onde Holos significa “todo” e kaustos pode ser entendido como “queimado”. Originalmente o termo se referia a oferta queimada, um tipo de sacrifício onde animais são totalmente queimados pelo fogo.
Diversos ritos pagãos gregos e romanos utilizavam o holocausto entre suas práticas, da mesma forma que antigos judeus adotavam esse tipo de sacrifício ritual.
Contudo no século XX a palavra holocausto ganha um outro sentido, e passa a designar um assassinato em massa. Seu uso está ligado ao genocídio de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), realizado pelo regime nazista na Alemanha.
O Holocausto é o maior genocídio do século passado, matou dois terços da população de judeus da Europa, incluindo mulheres, crianças e idosos sem nenhum tipo de distinção.
No hebraico, o idioma de Israel, o pais dos judeus, a palavra usada para designar o Holocausto é Shoá, que significa a catástrofe ou calamidade.
O Holocausto, no sentido mais comum hoje em dia, designa então o programa de extermínio planejado e idealizado por Adolf Hitler e outros líderes nazistas, como Alfred Rosenberg, Heinrich Himmler e Joseph Goebbels que assassinaram de forma sistemática determinados grupos étnicos, movidos por um racismo cruel. As principais vítimas desse massacre foram os judeus, contudo outros grupos sofreram perseguições e acabaram nas mãos dos alemães, como homossexuais, ciganos, deficientes físicos e doentes mentais. Acredita-se que no total o governo nazista matou cerca 11 milhões de pessoas.
O objetivo dos nazistas era o de metodicamente eliminar a vários grupos sociais, especialmente judeus, que, de acordo com suas ideologias que envolviam economia, política, religião e misticismo, impediam a criação da famosa raça ariana. Para dar solidez, poder e superioridade para a nação alemã, as raças inferiores, as pessoas e culturas consideradas degeneradas, deveriam ser extirpadas.
O extermínio foi realizado em diversas etapas. Nos campos de concentração, criados pelo partido nazista, os prisioneiros eram submetidos ao trabalho escravo, vivendo e trabalhando sob péssimas condições, e permaneciam nessa situação até que morriam, por alguma doença, exaustão física ou fome.
Muitos foram os campos de extermínio que foram criados durante o tempo em que Hitler estava comandando os alemães. Entre eles, por exemplo, Belzec um dos primeiros a serem lançados. Entretanto, o mais conhecido desses campos de concentração foi o instalado em Auschwitz, na Polônia, que recebia judeus de toda a Europa para serem mortos.
Além disso, nos territórios invadidos e anexados pela Alemanha nazista, eram criados guetos onde os judeus ficavam confinados esperando para serem transportados por trem de carga a esses campos da morte, como o famoso Gueto de Varsóvia retratado no filme O Pianista. Os que não morriam durante a dura viagem não escapavam de serem assassinados nas câmaras de gás.
Outro filme importante que retrata o Holocausto, e o clima na Europa durante a Segunda Guerra Mundial, foi o ganhador do Oscar em 1994, A Lista de Schindler, dirigido por Stevens Spielberg. O filme retrata a história real de Oskar Schindler que salvou mais de mil judeus dos campos de concentração contratando-os para trabalhar em sua fábrica.
Fundamental para entender o Holocausto é também o filme italiano A Vida é Bela, que retrata a vida dos judeus nos campos de concentração.
O significado de Holocausto está na categoria Significados