Significado de Holístico


O que é Holístico



Holístico ou holista é um adjetivo da língua portuguesa que se refere ao holismo ou a forma de compreender os fenômenos na sua globalidade e totalidade. A palavra holístico é uma derivação do termo grego holos, cujo significado é “inteiro” ou “todo”.

O que é Holístico

Desta forma, o holismo considera todas as propriedades de um sistema, ou seja, o sistema completo não pode ser explicado ou determinado como a soma de suas partes, mas existe uma interdependência entre elas que fazem com que se comportem de modo diferente.

O termo holismo foi criado pelo estadista sul-africano Jan Smuts (1870 – 1950) através de sua obra “Holism and Evolution”, publicado em 1926, onde diz que a tendência da Natureza, por meio da evolução criativa, é a de formar qualquer “todo” que se torne maior do que a soma de suas partes. Através desta visão, diz-se que o holístico é aquele que percebe o mundo como um organismo ou um todo integrado.

O termo holismo e suas variantes são empregados em diversos âmbitos como, por exemplo, na medicina, onde se aplica várias técnicas terapêuticas, sendo algumas consideradas alternativas, como é o caso do reiki e da acupuntura, que tratam um paciente além da esfera física, ou seja, também na parte energética e emocional.

Visão holística

No meio empresarial, diz-se que a visão holística é o mesmo que a visão global de uma empresa ou corporação, onde se considera a presença e importância de todos os elementos, assim como as atividades e estratégias que fazem da organização uma coisa só.

Em outras palavras, a visão holística é o mesmo que uma imagem única ou sintética de todos os componentes que estruturam uma empresa, a sua cultura organizacional e suas inter-relações.

O profissional que tem uma visão holística do negócio possui maiores chances de se destacar no mercado competitivo, tendo em vista que este tipo de visão possui graus e ênfases subjetivos diferentes que variam de pessoa para pessoa. É importante que o empreendedor desenvolva este tipo de visão para que possa enxergar excelentes oportunidades de negócios.

Marketing holístico

O termo foi criado pelos autores Philip Kotler e Kevin Lane Keller e se encontra na obra “Administração de Marketing”, cujo lançamento foi realizado em 2006. De acordo com eles, todas as partes de uma empresa devem se relacionar e trabalhar de forma harmônica em prol dos resultados. Vale dizer que este tipo de marketing não atua sozinho e nem como um único organismo, mas que deve servir de ponte e dialogar com todos os departamentos.

O Marketing holístico é também conhecido como o Marketing 360 graus e tem, como intuito, integrar os seguintes campos: o Marketing Integrado (comunicação, produtos, serviços e canais de distribuição), o Marketing de Relacionamento (canais, clientes e parceiros), Marketing Interno (Gestão de topo e Departamento de Marketing) e Marketing socialmente responsável (Ética, Comunidade, Meio Ambiente e Enquadramento legal).

O significado de Holístico está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Holístico |