A palavra holerite tem sua origem em Herman Hollerith, que foi um dos fundadores da IBM, empresa precursora no processamento de dados, uma das maiores empresas de TI de todos os tempos. Ele foi o pioneiro do sistema de computação que utilizava furos no papel para arquivar dados e fazer contagens e tabulações estatísticas. Um de seus muitos usos era justamente contabilizar os ganhos e despesas de um assalariado. Assim, Hollerith passou a ser conhecido como o documento que comprova o pagamento do salário a um trabalhador.
Obviamente, a palavra foi sendo aportuguesada. Hoje em dia é possível encontrar o termo escrito como Holerite ou mesmo Olerite. Se você é de São Paulo com certeza já ouviu este termo e as chances são de que já inclusive recebeu o seu. Mas para o resto do Brasil em geral esta palavra soa estranho, sendo mais comum o uso de “contracheque” ou “folha de pagamento” ou ainda “demonstrativo de pagamento”.
O Holerite é um documento importante tanto para o empregado quanto para o empregador, seja ele público ou privado. Nele estão contidas informações como os dados do empregador e empregado, as devidas assinaturas e o dinheiro recebido pelo empregado, detalhando bônus e deduções. Desta forma, o holerite é um instrumento fundamental para garantir que o empregado esteja recebendo o que lhe é devido e de que a empresa está efetuando o pagamento do salário corretamente aos seus funcionários.
Embora o holerite tenha sido durante muito tempo um documento em papel, hoje em dia diversas instituições públicas e privadas já permitem emitir o Holerite Eletrônico. Por questões de segurança, cada sistema tem medidas próprias para evitar que o público em geral possam acessar informações salariais de qualquer um. Assim, para puxar seu Holerite Eletrônico, é necessário fazer cadastro e informar diversos dados pessoais dificultar e evitar que terceiros possam acessar seu holerite e assim saber seu salário.
O holerite é um documento muito importante tanto para a empresa quanto para o funcionário. Ele é um dos elementos que garantem a relação empregatícia legal entre ambas as partes. Sem o holerite, um trabalhador não tem como comprovar que recebe salário e terá dificuldades em conseguir empréstimos e financiamentos. Para a empresa, a falta do holerite a deixará exposta para processos trabalhistas.
Também, o holerite serve ao funcionário como uma forma de controlar seus benefícios. Há um detalhamento dos vencimentos, contribuições, descontos e base de cálculo que ajudará o indivíduo a identificar o que ele está recebendo, quais são os benefícios que ele está pagando e quanto de dinheiro líquido ele receberá no final do mês. O holerite dá transparência ao salário bruto.
A emissão do holerite é uma forma de tornar a contabilidade da empresa uma tarefa mais fácil. A composição de holerites formará a folha de pagamento da empresa, que ajudará a ter melhor controle sobre o dinheiro gasto com os pagamentos salariais, geralmente uma quantia significativa das despesas de uma instituição.
O holerite então é um documento fundamental na legalidade e na transparência das relações trabalhistas e por isso deve ser cobrado pelos funcionários, mas também é importante para empresa, como forma de proteção, clareza com seus funcionários e controle das contas.
O significado de holerite está na categoria Significados