Hoax é uma palavra do idioma inglês, que tem como significado embuste, farsa. Sua origem, provavelmente, está ligada à palavra “hocus” da expressão “hocus pocus”, utilizada como fórmula de encantamento pelos magos.
Hoax, na linguagem da informática, é uma mentira elaborada cujo objetivo é enganar pessoas. O meio mais utilizado para isso, na atualidade, é a internet, onde existe a proliferação de hoaxes de todos os tipos. Hoax também pode ser utilizada para se referir a tramas para enganar pessoas, funcionando do tipo de pegadinha, ou brincadeiras para enganar o público.
Por sua própria expansão e pela facilidade de acesso, a internet tornou-se a ferramenta mais poderosa para compartilhamento de informações, potencializando igualmente a divulgação de notícias enganosas, forjadas.
Os hoaxes se caracterizam por apresentar estratégias diferentes, sempre com o objetivo de enganar as pessoas. Existem aqueles hoaxes que simplesmente apresentam boatos, criando correntes para conseguir um grande número de visualizações e compartilhamentos, acabando por se transformar em spam.
Também são comuns os hoaxes que trazem fotos e vídeos relacionados às lendas urbanas, sendo bastante populares, como exibição de extraterrestres, de fantasmas, de OVNIs, animais estranhos, sereias, ou qualquer outro elemento misterioso que possa intrigar e despertar a curiosidade dos internautas.
Uma forma perigosa de hoax, no entanto, possui objetivos mais escusos e criminosos, como a tentativa de transmitir um vírus informático ou mesmo maneiras de extorquir dinheiro das pessoas mais crédulas.
As redes sociais são o campo mais fértil para os hoaxes, podendo facilmente divulgar mentiras e histórias enganosas. O Facebook, particularmente, já foi vítima de um hoax, que informava que seria uma rede paga, fato que também ocorreu com o Whatsapp e que ainda não foi confirmado.
No Facebook também é comum ver alguma notícia e a informação de que, se o dono do perfil não compartilhar, sua conta será desativada. Outro hoax comum é a divulgação de uma criança sofrendo de doença rara e informando que o Facebook irá doar determinada quantia a cada compartilhamento, fato que rodou tanto essa rede social que obrigou a direção do Facebook informar a todos que nunca fez ou fará esse tipo de procedimento.
Outros hoaxes atacam pelo celular, buscando o lado materialista das pessoas, informando que a pessoa ganhou uma quantia vultosa e que deve ligar para um determinado número para receber. Os e-mails também são vítimas desse tipo de hoax, onde a pessoa “premiada” precisa acessar um determinado link para saber como resgatar o prêmio. Esses links, em sua maioria, dão acesso a vírus que podem atacar o computador.
Outras situações se remetem ao lado supersticioso das pessoas, dizendo que se interromper uma determinada corrente alguma coisa de ruim irá acontecer. E, dentro dessa tendência, invariavelmente surgem os hoax de bênçãos conseguidas através de alguma imagem, informando que em tantos dias a pessoa será premiada se compartilhar.
Não apenas o Facebook foi vítima: muitas associações também tiveram seus nomes vinculados a crianças desaparecidas ou doentes, incitando as pessoas a compartilhar para que a associação doe dinheiro para curar ou ajudar a encontrar a criança apresentada.
O hoax, frequentemente, também é criado com a intenção de denegrir ou prejudicar a imagem de uma empresa ou associação, muitas vezes também se referindo a uma determinada pessoa. Um bom exemplo disso é o rato na garrafa de Coca-Cola, o que obrigou a empresa a lançar um vídeo mostrando o processo de elaboração do refrigerante, garantindo sua qualidade e a higiene na fabricação.
Mais exemplos de hoaxes são bem lembrados, como o “turista acidental”, uma fotomontagem de um turista momentos antes do ataque terrorista de 11 de setembro ao World Trade Center, ou o e-mail nigeriano 419, que solicita informações pessoais para premiar o destinatário, como conta de banco.
Um dos problemas que os hoaxes podem causar é levar os internautas menos informados a distribuir o e-mail recebido pelo maior número possível de usuários, criando com isso um entupimento nos servidores de e-mail. Quando o hoax é bem feito, isso pode realmente acontecer.
A melhor maneira de evitar um hoax é buscar saber a que link ele pode remeter (e para isso é só passar o mouse sobre o link: se for algo conhecido, pode ser verdade, se for um link estranho, é só ignorar), ou descobrir nos sites de jornais e revistas se uma notícia é verdadeira ou falsa.
O significado de Hoax está na categoria Significados